Banca de DEFESA: KARINE BRITO BECK DA SILVA

DISCENTE : KARINE BRITO BECK DA SILVA
DATA : 01/07/2019
LOCAL: Auditório Escola de Nutrição

UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA E-HEALTH PARA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS: REPERCUSSÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS UTILIZANDO UMA VERSÃO ADAPTADA DO STAYINGFIT NA SAÚDE DE ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE SALVADOR/BA.

Palavras-chave: Adolescentes, Internet, Promoção da Saúde, Adaptação cultural.

Introdução: O exceeso de peso apresenta um aumento de suas prevalências constituindo um importante problema de saúde pública em adolescentes. Nesse sentido, intervenções de prevenção com foco na promoção de hábitos saudáveis, pode propiciar melhores comportamentos de saúde, sendo mais significativas àquelas que utilizam ferramentas multimídias e outros recursos tecnológicos inovadores, destacando-se as via internet. Desta forma, adaptação cultural de intervenções internacionais baseadas em tecnologias voltadas para a prevenção do excesso de peso é colocada como uma alternativa viável frente a escassez de produção nacional deste tipo de intervenção. Objetivos: Avaliar os efeitos de uma intervenção utilizando programa computacional, via web, adaptado à realidade brasileira (StayingFit Brasil), nos parâmetros de saúde de adolescentes matriculados em escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino integral da cidade de Salvador, Bahia. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de acordo com as recomendações propostas pelo guia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), registro (#CRD42018089340). Artigos científicos relevantes foram pesquisados em MEDLINE/ PubMed, Embase, Scopus, Lilacs, PsycINFO, Cochrane e MEDLINE/Ovid. Ensaios clínicos randomizados e estudos quase-experimentais que examinaram o efeito de uma intervenção - utilizando feedback computadorizado (website ou CD-ROM)- sobre o consumo alimentar e parâmetros antropométricos em adolescentes no ambiente escolar, foram incluídos. Além disso, um estudo de adaptação cultural foi conduzido seguindo quatro das cinco etapas descritas por Barrera et al. (2013): (1) coleta de informações; (2) desenho preliminar da adaptação, que incluiu a participação um comitê de juízes para avaliação preliminar do conteúdo original da intervenção; (3) testes preliminares da adaptação; (4) refinamento da intervenção adaptada culturalmente para proceder com a adaptação cultural do programa StayingFit. Um ensaio comunitário randomizado e controlado, com duração de 12 meses, do qual participaram alunos do 7º a 9º anos de doze escolas, aleatoriamente distribuídas entre o grupo intervenção e controle, da rede pública de ensino integral de Salvador, Bahia, Brasil foi desenvolvido para implementação do programa. Os adolescentes do grupo intervenção participaram do StayingFit, um programa online para incentivar e orientar hábitos e peso saudáveis. Todos os alunos das escolas tiveram informações de consumo alimentar, antropométricos, nível de atividade física, sedentarismo coletadas no início e após 12 meses do estudo. Dados demográficos e condição socioeconômica da família foram coletada no baseline. Para avaliar a influência do programa de intervenção sobre as mudanças no perfil antropométrico e de consumo alimentar, utilizou-se a análise de Equações de Estimações Generalizadas (GEE). As análises foram realizadas no pacote estatístico Stata, versão 14.0. Resultados: Após as análises das versões original e traduzida pelo comitê de juízes, foram sugeridas modificações no sentido de melhorar o entendimento das frases traduzidas para a língua portuguesa e também para a realidade dos adolescentes garantindo a equivalência semântica, idiomática e experimental do programa adaptado. Os participantes demonstraram bom entendimento do conteúdo das sessões, facilidade na navegação e aprovação do layout do ambiente virtual utilizado. Os dados do baseline apontaram alta prevalência de excesso de peso (14,4% de sobrepeso; 8,5% de obesidade), inatividade física (87,6%) e sedentarismo (59,1%). Além disso, baixa prevalência de adolescentes com consumo regular de frutas (18,8%) e verduras/leguminosas (16,3%). Ao final do follow-up, a chance de consumirem feijão regulamente elevou em 43% (OR=1,43; 95%IC 1,10-1,86) e a chance de consumirem refrigerante regularmente reduziu 35% (OR=0,65; 95%IC 0,50-0,84) a favor dos adolescentes sob intervenção. Não houve diferenças nos parâmetros antropométricos entre os grupos estudados. Conclusão: O processo de adaptação cultural do programa StayingFit para o Brasil foi bem-sucedido no desenvolvimento de uma intervenção envolvente, interativa para adolescentes de escolas públicas de ensino integral em Salvador/BA/Brasil. Apesar dos resultados modestos, a implementação de uma intervenção baseada na web foi benéfica e pode servir como meio de promoção de mudanças na alimentação de adolescentes.

Presidente - 287715 - RITA DE CASSIA RIBEIRO SILVA
Interno - 1194475 - MONICA LEILA PORTELA DE SANTANA