CONSUMIDORES DE FOOD TRUCKS: QUAL O PERFIL, AS PRÁTICAS E PERCEPÇÕES, EM SALVADOR, BRASIL?
food truck, comida de rua, higiene dos alimentos, segurança de alimentos, perfil de consumidores e Boas Práticas de Frabricação.
Os food trucks (FT) constituem uma inovação no segmento de comida de rua. No Brasil, esse setor iniciou suas atividades em 2013, chegando a Salvador-BA, em 2015. Na cidade, os FT estão presentes, sobretudo, em eventos gastronômicos, atraindo muitas pessoas. Dado esse fenônemo, este trabalho objetivou caracterizar os consumidores de FT, considerando seu perfil, práticas e percepções, em Salvador-BA. Realizou-se estudo transversal, quantitativo, com aplicação de questionário semietruturado, junto a consumidores de FT. A amostra contou com 128 consumidores, distribuição equilibrada entre homens (50,78%) e mulheres (49,22%), predominando adultos jovens (80,47%), solteiros (76,56%), com nível superior completo ou incompleto (58,89%), e renda familiar média corresponde às classes C e D (77,34%). Os motivos mais citados para o consumo em FT foram: a praticidade (54,69%), o gosto e/ou prazer (43,75%) e o preço (10,94 %). Muitos consumidores (54,69%) já frequentavam os FT há mais de um ano, todavia de forma pouco frequente (44,53%). A higiene dos FT foi considerada boa (82,03 %) e a qualidade dos alimentos confiável (74,22 %). Entre os critérios de seleção dos pontos de venda, destacaram-se: a aparência das preparações (68,75%) e do vendedor (64,84%), a limpeza do local (50,78%), o acondionamentos dos produtos (35,59%) e o preço (32,81%). A maioria dos consumidores (95,31%) acreditava na continuidade dos FT, ressaltando a praticidade, o preço acessível, e a diversidade das preparações. O estudo demonstra que os consumidores são o elo de sustentação desse novo setor de comida de rua, portanto, é essencial a realização de mais estudos para conhecer melhor seus perfis, hábitos e preferências alimentares.