Banca de DEFESA: CARINA MARCIA MAGALHÃES NEPOMUCENO

DISCENTE : CARINA MARCIA MAGALHÃES NEPOMUCENO
DATA : 30/05/2019
LOCAL: Auditório

Comportamento bulímico e fatores associados em adolescentes de escolas públicas de Salvador, Bahia

Adolescente, Bulimia Nervosa, Estudo de Corte Transversal, Análise em Rede Bayesiana

Introdução: A bulimia nervosa é um sério e importante problema de saúde devido à sua magnitude na adolescência e jovens adultos, além da presença de comorbidades emocionais, psicossociais e físicas associadas. Preocupações com o peso e forma corporal, a influência dos ideais culturais de magreza, a insatisfação com o corpo, a obesidade, a baixa autoestima e a depressão são reconhecidos como importantes fatores que podem favorecer a presença de comportamentos alimentares desordenados e predispor ao desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes.  Objetivo: O primeiro objetivo avaliou os fatores associados à ocorrência de comportamento bulímico em adolescentes. O segundo objetivo contempla realizar uma análise de rede bayesiana dos sintomas de BN, e e estimar a estrutura relacional entre os comportamentos bulímicos, insatisfação corporal e sintomas depressivos. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal aninhado a uma coorte intitulada “Ambiente escolar e familiar e risco cardiovascular: uma abordagem prospectiva”. A amostra do primeiro manuscrito foi composta por 487 adolescentes. Para identificação de comportamento bulímico, foi utilizado o Teste de Investigação Bulímica de Edimburgo. O estado antropométrico, os aspectos psicológicos, a insatisfação corporal, o estilo de vida, fatores sociais, demográficos e econômicos também foram avaliados. A análise descritiva dos dados foi realizada para caracterizar os participantes do estudo. O modelo de Regressão de Poisson foi adotado para avaliar as associações de interesse entre as variáveis de exposição e o desfecho, com nível de significância de p<0,05. No segundo manuscrito, participaram 413 adolescentes que responderam o Teste de Investigação Bulímica, o Questionário de Imagem Corporal e o Inventário de Depressão Infantil. Foi realizada a análise de rede, para estimação de rede Bayesiana, utilizando o pacote bnlearn na linguagem R, e o algoritmo HC – Hill Climbing. Resultados: No primeiro manuscrito, 34,9% dos adolescentes tinham comportamento bulímico e os sintomas de alta gravidade estavam presentes em 2,9% deles. A insatisfação corporal (RP = 2,23, IC95% = 1,35 - 3,70), sintomas depressivos (RP = 1,70, IC95%= 1.15 - 2.51) e provocação dos familiares em relação ao peso do adolescente (RP = 1,85, IC95% = 1,35 - 2,54) elevaram significativamente a prevalência do comportamento bulímico.  No manuscrito 2, os resultados mostraram que os sintomas “ideia de ficar gordo o apavora”, “hábitos alimentares atrapalham a minha vida”, “não conseguir me controlar para comer me preocupa” e “considero-me uma pessoa que come em exagero e não consigo parar” são sintomas centrais na psicopatologia da bulimia nervosa. A atitude “preocupação com o fato de estarem surgindo dobrinhas no meu corpo” teve elevada capacidade preditora nos comportamentos bulímicos, confirmando que a insatisfação corporal tem grande influência no desenvolvimento de sintomas de bulimia nervosa. Os sintomas depressivos “tristeza” e “crises de choro” indicaram elevada potencialidade de intermediar sintomas bulímicos dentro da rede. Conclusão: A elevada prevalência de comportamento bulímico mostra-se uma realidade que requer intervenções eficazes, com atenção aos fatores que podem aumentar a ocorrência desses comportamentos.

Interno - 1066101 - JAIRZA MARIA BARRETO MEDEIROS
Interno - 1194475 - MONICA LEILA PORTELA DE SANTANA