Banca de DEFESA: CAROLINE DOS SANTOS

DISCENTE : CAROLINE DOS SANTOS
DATA : 19/04/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/monica-leila- portela-de-santana

Deficiências nutricionais em crianças e adolescentes com transtorno alimentar restritivo evitativo: Uma revisão de escopo

Transtorno alimentar restritivo evitativo, TARE, Transtornos alimentares, deficiência nutricional.

Introdução: O Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE) é caracterizado por esquiva ou restrição da ingestão de alimentos, com fracasso persistente em suprir as necessidades nutricionais e/ou energéticas adequadas resultando em perda de peso e/ou deficiências nutricionais com necessidade de suplementação nutricional. O TARE é identificado em diferentes faixas etárias, porém é mais frequente em crianças e adolescentes. Objetivo: Esta dissertação teve como objetivo explorar as evidências atuais sobre as deficiências nutricionais em crianças e adolescentes com TARE. Método: foram utilizados dados de estudos não empíricos que consistiu em uma revisão de escopo conduzida segundo metodologia do Instituto Joanna Briggs, com objetivo de investigar as deficiências nutricionais em crianças e adolescentes com transtorno alimentar restritivo evitativo TARE. O acrônimo PCC orientou a pergunta de pesquisa principal. A pesquisa foi realizada em três etapas: 1) busca inicial na Medline/PubMed para identificar possíveis descritores; 2) pesquisa utilizando os termos “Feedingand Eating Disorders”, "Avoidant Restrictive Food Intake Disorder", "malnutrition”, nas seguintes bases de dados: Medline (PubMed), Embase (Elsevier), the Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), Web of Science, PsycINFO e Google Scholar (literatura cinza); 3) checagem da lista de referências dos estudos identificados. O EndNote foi utilizado para remoção das duplicatas e dois revisores independentes realizaram a leitura completa dos artigos. A extração de dados foi realizada por dois revisores independentes e um terceiro revisor fez a checagem da extração. Resultados: Dos 3273 registros recuperados, 24 foram incluídos na revisão, sendo eles: 13 estudos descritivos, oito observacionais e três revisões narrativas. A avaliação laboratorial e antropométrica foi mais utilizada para o rastreamento das deficiências nutricionais. Os principais resultados incluíram desnutrição, deficiências de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), do complexo B, vitamina C, ferro, zinco, eletrólitos e comprometimento da saúde óssea. Como agravamento das deficiências nutricionais foram mencionados diagnósticos de anemia, encefalopatia de wernicke, retinopatia, escorbuto, osteoporose e mielodisplasia.  A desnutrição foi mais frequente em crianças do sexo masculino e em idade escolar e a gravidade da desnutrição reduziu com o avançar da idade. Apesar da alta prevalência de desnutrição e limitado repertório alimentar, a preferência por alimentos com alta densidade calórica e ultraprocessados, podem favorecer o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade. Não foi observada relação de deficiências nutricionais com origem étnica, renda familiar e nível de escolaridade materna. Conclusões: As crianças com TARE em idade escolar e do sexo masculino parecem ter mais vulnerabilidade nutricional e mesmo utilizando suplementação nutricional, apresentaram deficiências de nutrientes. Nota-se grande risco no desenvolvimento de doenças graves por deficiências de nutrientes devido ao TARE. Crianças e adolescentes que apresentam sintomas de TARE podem se beneficiar de exames precoces e frequentes para guiar a adequação da ingestão de micronutrientes.

Presidente - 1194475 - MONICA LEILA PORTELA DE SANTANA
Externa à Instituição - JERUSA DA MOTA SANTANA - UFRB