Banca de DEFESA: VANESSA BARBOSA FACINA

DISCENTE : VANESSA BARBOSA FACINA
DATA : 24/11/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/monica-leila-portela-de-santanq

Padrões alimentares, comportamentos alimentares desordenados, imagem corporal, segurança alimentar e suas relações com sobrepeso/obesidade: um estudo transversal em adolescentes

Padrão Alimentar; Comportamentos Alimentares Desordenados; Insatisfação corporal; segurança alimentar; sobrepeso; obesidade; adolescente.

Introdução: O sobrepeso/obesidade é causado pela combinação de diversos fatores, dentre eles a exposição a um ambiente que promova o ganho de peso, respostas comportamentais e biológicas inadequadas a essa exposição, além de fatores socioculturais e econômicos. Objetivo: Avaliar a associação entre padrão alimentar, comportamentos alimentares desordenados, imagem corporal, segurança alimentar e sobrepeso/obesidade em adolescentes. Métodos: A presente tese está estruturada no formato multipaper. Trata-se de um estudo de corte transversal realizado com adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 11 e 17 anos e matriculados na rede pública estadual de ensino da cidade de Salvador/BA, Brasil. Utilizou-se o processo de amostragem probabilística e para a seleção das escolas realizou-se o procedimento de amostragem por conglomerado em dois estágios: escolas e salas de aula. O tamanho amostral foi de 1.215 participantes. O estado nutricional foi determinado por meio do índice de massa corporal. Para a identificação dos padrões alimentares foi utilizado um questionário de frequência alimentar semiquantitativo e, posteriormente, realizada a análise de classe latente. Para verificar a presença de comportamentos de bulimia foi utilizado o Teste de Investigação Bulímica de Edimburgo e o Questionário de Imagem Corporal para a identificação de insatisfação corporal. A situação domiciliar de segurança alimentar foi verificada por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Para avaliar a associação entre características sociodemográficas, segurança alimentar e padrão alimentar foi utilizada a regressão logística multinomial e intervalos de confiança de 95%. A associação entre o padrão alimentar e sobrepeso/obesidade foi avaliada por meio da análise de regressão múltipla de Poisson com variância robusta. Bem como para avaliar a associação entre comportamentos alimentares desordenados, insatisfação corporal e sobrepeso/obesidade em adolescentes, de acordo com a situação domiciliar de segurança alimentar. Resultados: Foram desenvolvidos três manuscritos. O primeiro identificou quatro padrões alimentares denominados de “Misto”, “Baixo consumo”, “Prudente” e “Diverso”. O padrão alimentar “Diverso” esteve associado ao menor estrato econômico (OR: 2,02; IC: 1,26 – 3,24). Não houve associação entre insegurança alimentar e os padrões alimentares identificados. Os resultados do segundo manuscrito indicam que a prevalência de sobrepeso/obesidade foi de 15,4%. A maior aderência foi pelos padrões alimentares “Baixo consumo” e “Prudente”, tanto na amostra geral quanto entre os adolescentes com sobrepeso/obesidade. Encontrou-se associação positiva entre o padrão “Baixo consumo” (RP:1,53; IC:1,01–2,32), quando comparado ao PA “Misto”, e sobrepeso/obesidade entre os adolescentes. Já o terceiro manuscrito apontou que nos domicílios com segurança alimentar, foram identificadas associações entre atitudes alimentares negativas (RP: 1,83; IC: 1,06 – 3,15), insatisfação corporal (RP: 4,81; IC: 3,09 – 7,47) e sobrepeso/obesidade. Entre os adolescentes com insegurança alimentar domiciliar, os comportamentos de bulimia (RP: 3,46; IC: 2,24 – 5,34) e insatisfação corporal (RP: 3,81; IC: 2,53 – 5,75) estiveram associados à maior ocorrência de sobrepeso/obesidade. Conclusões: Compreender as relações envolvidas no desenvolvimento do sobrepeso/obesidade e o papel que a (in)segurança alimentar desempenha é fundamental para prestar assistência integral à saúde e auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para adolescentes. Desta maneira, espera-se contribuir com a promoção de uma alimentação saudável para esta faixa etária em todos os níveis socioeconômicos, especialmente os mais baixos.

Presidente - 1194475 - MONICA LEILA PORTELA DE SANTANA
Interna - 2366730 - VALTERLINDA ALVES DE OLIVEIRA QUEIROZ
Externa ao Programa - 1585709 - POLIANA CARDOSO MARTINS - UFBAExterno à Instituição - DJANILSON BARBOSA DOS SANTOS - UFRB
Externa à Instituição - JERUSA DA MOTA SANTANA - UFRB