Banca de DEFESA: FABIANA DE SOUZA SANTOS

DISCENTE : FABIANA DE SOUZA SANTOS
DATA : 27/09/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/monica-leila-portela-de-santana

Sofrimento psicológico e percepção de mudança de peso na pandemia da COVID-19: um estudo com universitários brasileiros.

Ansiedade; Depressão; Estresse psicológico; peso corporal

Introdução: Durante a pandemia da COVID-19, o distanciamento social, juntamente com a suspensão das aulas presenciais com substituição por ensino remoto, favoreceu a ocorrência do sofrimento psicológico entre estudantes universitários. Ademais, os sintomas de depressão, ansiedade e estresse tem sido associado a mudança de peso durante a pandemia. Objetivo: Avaliar a associação entre os sintomas de depressão, ansiedade e estresse com a percepção de mudança do peso em estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Estudo transversal realizado a partir de dados da linha de base da Coorte On-line sobre Comportamento Alimentar e Saúde (COCASa). As informações utilizadas foram coletadas por meio de questionário on-line aplicado em estudantes universitários brasileiros entre julho e agosto de 2020. O questionário incluiu informações demográficas e socioeconômicas, tempo de isolamento, instituição de ensino, curso de graduação, percepção de variação de peso e sofrimento psicológico. Para a avaliação do sofrimento psicológico adotou-se a escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). Foram realizadas análises descritivas e o teste Qui‑Quadrado de Pearson. As associações foram testadas por meio da regressão de Poisson para estimativa da Razão de Prevalência (RP). A análise estatística foi realizada com o software R, versão 4.1.0. Resultados: Participaram do estudo 2875 universitários, dos quais 76,1% eram do sexo feminino e 55,4% relataram percepção de aumento de peso. Após ajuste por idade, sexo, raça/cor da pele, renda, tempo de isolamento, sintomas de depressão [moderada (RP=1,16; IC95% 1,06; 1,26) e grave (RP=1,20; IC95% 1,12; 2,29)]; ansiedade [moderada (RP= 1,12; IC95% 1,02; 1,22) e grave (RP= 1,18; IC95%1,09; 1,27)]; estresse [moderado (RP= 1,13; IC95% 1,03;1,24) e grave (RP= 1,21; IC95% 1,12; 1,29)] foram positivamente associados à percepção de redução de peso. No que se refere ao aumento de peso, foi observada associação significante e positiva apenas para sintomas graves de ansiedade (RP= 1,24; IC95%: 1,04 - 1,48). Conclusão: Durante a pandemia o sofrimento psicológico se associou com percepção de mudança de peso entre universitários. Ressalta-se que esses resultados são importantes para contribuir com estratégias de políticas públicas que auxiliam na promoção da saúde mental e percepção do peso corporal entre os universitários.

Interna - 1194475 - MONICA LEILA PORTELA DE SANTANA
Externa à Instituição - RENATA ALVES MONTEIRO - UnB