Banca de DEFESA: ANA ARTUR FRANCISCO MUSSA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA ARTUR FRANCISCO MUSSA DOS SANTOS
DATA : 18/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Salvador
TÍTULO:

Prevalência e fatores associados a sintomas depressivos e ansiosos em indivíduos com diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial.


PALAVRAS-CHAVES:

ansiedade, depressão, obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Introdução: Indivíduos com doenças crônicas estão mais propensos a desenvolver ansiedade e depressão, o que pode influenciar no tratamento e evolução destes. Objetivo: Avaliar a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos, e a associação destes com características sociodemográficas, clínicas e antropométricas de indivíduos com diabetes mellitus (DM) e/ou hipertensão arterial (HAS). Metodologia: Estudo transversal alinhado a uma coorte. Utilizou-se a escala de HADS para avaliar a presença de sintomas de ansiedade e depressão, avaliou-se a pressão arterial e estado antropométrico por meio do IMC, circunferência da cintura (CC), circunferência do pescoço (CP) e índice de conicidade (IC). Resultados: 35.7% tinham presença de sintomas de depressão e 36.9% de ansiedade, 76,2% eram mulheres; 52,0% adultos; os adultos (p=0,009) e as mulheres (p=0,041) apresentaram maiores escores da HADS-A. A alta prevalência de excesso de peso, inadequação da CC, CP, IC e pressão arterial, estiveram presentes no baseline e após três meses, sendo observada redução significante no percentual de inadequação do IMC e CP. Conclusão: Existe alta prevalência de sintomas de depressão e ansiedade, com a HADS-A mais elevada entre os adultos e as mulheres. Houve redução significante do IMC e CP após três meses.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4292252 - LUCIVALDA PEREIRA MAGALHAES DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1813658 - MARTHA MOREIRA CAVALCANTE CASTRO - UFBAExterna ao Programa - ***.280.435-** - JACQUELINE COSTA DIAS PITANGUEIRA - UFBA
Notícia cadastrada em: 16/09/2023 19:20
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA