Banca de DEFESA: PATRÍCIA FORTES CAVALCANTI DE MACEDO

DISCENTE : PATRÍCIA FORTES CAVALCANTI DE MACEDO
DATA : 21/07/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/monica-leila-portela-de-santana

Estigma do peso e sua relação com comportamentos alimentares transtornados na pandemia pela COVID-19

Preconceito de peso, Saúde mental, Comportamento alimentar transtornado, COVID-19, obesidade.

Introdução: a pandemia da COVID-19 aumentou a vulnerabilidade e trouxe a piores resultados de saúde mental, especialmente em estudantes, bem como, favoreceram manifestações de discriminação pelo peso. Objetivo:  Esta tese teve como objetivo avaliar a associação entre estigma do peso e comportamentos alimentares transtornados (CAT) em universitários com e sem sobrepeso/obesidade durante a pandemia. Aspectos metodológicos: foram utilizados dados de estudos empíricos e não empíricos. O estudo não empírico consistiu em uma revisão de escopo conduzida segundo metodologia do Instituto Joanna Briggs e teve por objetivo mapear as evidências sobre estigma do peso na pandemia. Os estudos empíricos da tese adotaram um delineamento transversal (estudo 2) e longitudinal (estudo 3), com a participação de universitários brasileiros pertencentes à coorte COCASa. A coorte COCASa foi selecionada por meio de uma amostra não probabilística de docentes e discentes brasileiros. Os critérios de inclusão adotados para os estudos empíricos desta tese foram ter 18 anos ou mais e estar matriculado em um curso de graduação presencial. Os dados foram coletados em julho/agosto de 2020 (estudo 2) e julho/2020 a dezembro/2021 (estudo 3). As amostras analíticas apresentaram poder estatístico adequado para avaliar as associações de interesse. No estudo 2 foi realizado análise de Modelagem por Equação Estrutural (MEE) e o estudo 3 empregou Estimativas de Equações Generalizadas (EEG). Foi aplicado questionário online com perguntas sobre estigma do peso, CAT, imagem corporal, sofrimento psicológico, variáveis sociodemográficos e de estado antropométrico. Resultados: NO estudo não empírico, foram identificadas manifestações de estigma do peso na mídia, relações interpessoais e campanhas públicas. Pessoas com peso corporal mais elevado foram mais propensas a sofrer discriminação. Os estudos incluídos na revisão mostraram comportamentos alimentares desadaptativos e declínio na saúde mental, independentemente do índice de massa corporal. No estudo 2, a prevalência de estigma do peso foi de 33,5%, e a prevalência de episódios compulsão alimentar, restrição alimentar e purgação foi de 43,7%, 24,1% e 5,4%, respectivamente. A preocupação com o ganho de peso e o sofrimento psicológico mediaram a relação entre estigma do peso e CAT, independentemente do estado antropométrico. No estudo 3, o estigma do peso experienciado teve um papel preditivo nos CAT em ambos os grupos durante a pandemia. As experiências de estigma do peso e a percepção de seu aumento se associaram significativamente as chances de ocorrência de todos os CAT em indivíduos com sobrepeso. Além disso, a internalização do estigma do peso esteve associada longitudinalmente a todos os CAT, independentemente do estado antropométrico. Conclusão: a literatura revisada e a análise dos dados da coorte COCASa evidenciam a associação entre estigma do peso e comportamentos alimentares transtornados na pandemia. A relação entre essas variáveis foi mediada pela preocupação com o ganho de peso e sofrimento psicológico, independente do estado antropométrico. Além , o estigma do peso foi um preditor para CAT em 16 meses de pandemia em pessoas com e sem sobrepeso. Esses resultados destacam a necessidade de intervenções que promovam uma imagem corporal saudável e combatam o estigma do peso, visando melhorar a saúde mental e os comportamentos alimentares das pessoas afetadas.

Presidente - 1194475 - MONICA LEILA PORTELA DE SANTANA
Interna - 3273558 - PRISCILA DE MORAIS SATO