PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS) ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ÍTALO ROMULO DE HOLANDA FERRO

DISCENTE : ÍTALO ROMULO DE HOLANDA FERRO
DATA : 30/09/2021
LOCAL: Plataforma RNP

UMA HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TROMPETISTAS A PARTIR DO MEMORIAL DOS SEUS ENCONTROS

História do Trompete no Brasil. ABT - Associação Brasileira de Trompetistas. Performance. Trompetistas. Trompete. Execução Musical.

Esta tese é fruto de um trabalho de pesquisa direcionado para a história do trompete no Brasil, que investigou dados históricos retratados ao longo dos anos por uma associação de trompetistas existente, numa perspectiva de narrativa histórica. A ABT - Associação Brasileira de Trompetistas, em mais de dez anos de existência, vem promovendo encontros anuais de nível internacional nos diversos estados do Brasil, trazendo para os seus eventos, artistas e professores conceituados na arte de executar o trompete. As contribuições desses profissionais, propiciadas pela ABT, são importantes para o contínuo processo de formação do trompetista brasileiro. Nesse sentido, foi necessário investigar a história da Associação Brasileira de Trompetistas ao longo de seus anos de existência e de suas contribuições, que marcaram o campo do trompete no país. Isso foi feito com a realização de um levantamento histórico de todas as edições dos encontros promovidos pela associação no Brasil, entre os anos de 2008 e 2020, com o intuito de apresentar um panorama historiográfico da referida associação. No trabalho, apliquei a metodologia de pesquisa narrativa, utilizando como ferramentas: análise de documentos, observações, entrevistas, escrita autobiográfica, análise narrativa e gravações de narrativas orais para a coleta e obtenção dos dados. Tudo isso foi coletado dos encontros realizados entre 2008 até 2020, com o objetivo de absorver o máximo de informações relevantes que contribuíram para apresentarmos a real narrativa da ABT. Foi através do uso dessa metodologia, que pude obter os dados necessários para descrever com relevância uma história da ABT e assim contribuir para a história do trompete no Brasil.

Externo à Instituição - FRANCISCO WEBER DOS ANJOS - UFCA
Externo à Instituição - AYRTON MUZEL BENCK FILHO - UFPB