PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS) ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: NATHÁLIA NASCIMENTO MARTINS

DISCENTE : NATHÁLIA NASCIMENTO MARTINS
DATA : 04/05/2021
LOCAL: Plataforma RNP

ESTRATÉGIAS COMPOSICIONAIS NA OBRA VOCAL DE COMPOSITORES INTEGRANTES DO MADRIGAL DA UFBA

Fonema; Composição; Música vocal

Este trabalho tem como objetivo investigar os processos composicionais relacionados à escrita de música vocal, sobretudo do ponto de vista da utilização dos fonemas como recurso protagonista para o desenvolvimento de processos composicionais das obras de compositores que foram integrantes do Coro Madrigal da UFBA. O uso de recursos fonéticos e fonológicos, induzidos pelos avanços dos estudos relacionados à Linguística, serviram de ferramentas por parte de compositores, obtendo um grande despontar em meados do século XX em todo o mundo. A Escola de Música da UFBA esteve inserida nesse contexto criativo através de seus compositores e de seu Madrigal, cuja competência interpretativa fomentou uma significativa quantidade de obras para voz. No entanto, o processo de escolha dos fonemas enquanto determinante composicional não vem sendo devidamente contemplado por conta da quantidade insatisfatória da produção de estudos acerca do tema. Este trabalho, portanto, almeja dar a sua contribuição para que possamos começar a sanar essa lacuna nos estudos de música vocal.

Interno(a) - 4039094 - ALEXANDRE MASCARENHAS ESPINHEIRA
Externo(a) ao Programa - 4182588 - ANGELO TAVARES CASTRO