PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS) ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ROSA BARROS TOSSINI

DISCENTE : ROSA BARROS TOSSINI
DATA : 26/02/2021
LOCAL: VIA PLATAFORMA RNP

A CONSTRUÇÃO DE UM CHALUMEAU SOPRANO INFANTIL EM IMPRESSÃO 3D: NOVAS POSSIBILIDADES PARA A INICIAÇÃO INSTRUMENTAL

Chaluemaux, Chalumeau soprano infantil. Iniciação à clarineta. Iniciação instrumental infantil.

O presente trabalho trata de uma pesquisa no âmbito da Educação Musical, com um recorte específico na iniciação infantil da clarineta com crianças de 4 anos de idade. O objetivo foi propor parâmetros e critérios que auxiliassem no desenvolvimento de um chalumeau soprano, específico para a faixa etária escolhida, confeccionado por meio de manufatura aditiva. A pesquisa se justificou pela importância da música na formação educacional de crianças, assim como, nas contribuições que os instrumentos de sopros podem trazer para o desenvolvimento da motricidade orofacial infantil. O fato também, de já existirem chalumeaux voltados para a iniciação, porém nenhum deles, se tratar de um chalumeau soprano, também compôs a justificativa desta tese. A revisão de literatura se ateve principalmente a aspectos históricos do chalumeau, em que se encontrou fontes e autores significativos tais como Hoeprich (2008), Galpin (1937), Rice (1977), Baines (1960) e Karp (1986), que consideram que os primeiros chalumeaux datam de milhares de anos no Oriente Médio, estando presente na Grécia, Egito e Império Romano. O instrumento se consolida na Europa durante o período barroco e, atualmente, as técnicas de luteria permitem sua produção para serem utilizados nos mais variados contextos como, performances históricas, agrupamentos modernos, amadores ou na educação musical. Posteriormente, buscou-se conhecer mais sobre a utilização do chalumeau em contextos de iniciação infantil. Por sua vez, a fundamentação teórica deste trabalho está calcada na conjugação das teorias do Design Centrado no Usuário (DCU) da acústica musical, da ergonomia e da manufatura aditiva. A metodologia adotada nesta pesquisa foi de âmbito qualitativo, dividida em quatro etapas seguindo as premissas do DCU. As referidas etapas consistiram em: 1) especificação do contexto de uso, 2) especificação dos requisitos do produto, 3) produção de possíveis soluções por meio de modelos testáveis e 4) avaliação de viabilidade. Partindo dessas etapas foi possível avaliar as experiências vividas ao longo do processo e observar considerações em cada uma das fases. Como resultados, apresentam-se parâmetros e critérios que possibilitam a confecção de um chalumeau soprano infantil impresso em 3D. A elaboração e produção do instrumento por manufatura aditiva, ao serem incorporadas ao processo de aprendizagem, pode gerar experiências, que, além de serem acusticamente corretas, são também ergonomicamente e cognitivamente funcionais, assim como são engajadoras e atrativas. Sendo assim, a principal consideração desta pesquisa foi que, por meio do DCU e da manufatura aditiva, alunos e professores não estão mais passivos no desenvolvimento de instrumentos musicais infantis e poderão, com a adoção destas técnicas, fazer parte de todas as etapas de construção e da modificação destes instrumentos. Além disso, mostram-se possíveis, caminhos para o desenvolvimento de uma aprendizagem autoral por parte de alunos, cujo processo de construção do instrumento pode ser incluído como recurso de aprendizagem.

Externo(a) à Instituição - AMANDA MÜLLER DE CASTRO
Interno(a) - 071.212.295-87 - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO - UFBA