PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS) ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANTONIO SÉRGIO BRITO DE AMORIM

DISCENTE : ANTONIO SÉRGIO BRITO DE AMORIM
DATA : 17/12/2020
LOCAL: VIA PLATAFORMA RNP

SOMNATELA: PERSPECTIVAS ETNOMUSICOLÓGICAS SOBRE MÚSICA E TECNOLOGIA

Etnomusicologia 1. Tecnologia 2. Educação Musical 3. Educação pública 4. Dispositivos móveis 5.

Esta tese trata da importância do uso da tecnologia em sala de aula a partir dos dispositivos móveis (smartphones e tablets), tomando como referência a prática musical com crianças do 4º ano do ensino fundamental I, em uma escola pública municipal em Salvador. Utilizando como metodologia a etnografia participante e a Etnomusicologia engajada (LÜHNING e TUGNY, 2016), feminista e antirracista (ROSA, HORA e SILVA, 2013) e através os aplicativos para a prática da Educação musical. Muitos temas transversais foram necessários para a compreensão desse estudo e dos resultados desse trabalho, como os diálogos sobre interseccionalidade (AKOTIRENE, 2018), raça, gênero, educação pública, diversidade e tecnologia (SANTOS, 2016). É tratado no texto sobre a legislação do uso destas tecnologias em sala de aula, propostas para inserção da Educação móvel e dos benefícios que essas metodologias podem propiciar (UNESCO, 2014). Discorro também através da pratica musical, sobre a importância da infraestrutura tecnológica na educação básica pública e suas consequências no desenvolvimento da educação integral dos alunos e alunas (AMORIM, 2019). Entre os resultados trago o desenvolvimento musical através dos aplicativos em dispositivos móveis, a prática de conjunto, a construção de material audiovisual e o fortalecimento do protagonismo e da autonomia dos alunos e alunas, muitos exemplos estão acompanhados de um QR code para que o leitor/a possa visitar a mídia. Nas reflexões finais abordo as possibilidades de oportunizar outros olhares para a tecnologia móvel e diversificar os modos da prática educativa na escola.

Interno - 2185559 - ANGELA ELISABETH LUHNING
Externo à Instituição - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE