Músicas e Práticas Musicais Africanas nas Licenciaturas em Música na Bahia
Licenciatura em música; educação musical; etnomusicologia; músicas
africanas.
A partir das Matrizes Curriculares, Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs),
ementas de disciplinas e entrevistas com docentes e discentes dos cursos de Licenciatura
em Música das Universidades na Bahia, o presente trabalho pretende dissertar sobre a
importância e os possíveis significados das presenças e ausências de músicas africanas
nesses espaços, tanto como repertórios musicais, como também enquanto propostas
estético-filosóficas e didático-metodológicas. Através de uma abordagem crítica das
relações hegemônicas na música acadêmica, tentamos apontar as tensões entre habitus
conservatorial, diversidade cultural, relações étnico-raciais, decolonização do
pensamento musicológico e as práticas relacionadas à formação musical, e de como
esses vetores se articulam na construção e (re)construção dos currículos e práticas
educativas das licenciaturas em Música na Bahia. A abordagem da pesquisa parte de
uma reflexão através de diálogos com os campos da antropologia, sociologia, história
oral, estudos culturais, filosofia e etnomusicologia, que além de analisar criticamente os
universalismos eurocêntricos subjacentes na educação musical brasileira, aponte
ferramentas conceituais oriundas de práticas musicais africanas, afro-brasileiras, afro-
americanas e ameríndias, auxiliando assim, para o entendimento sobre os processos
educacionais e escolhas do ponto de vista musical das licenciaturas em música da Bahia.