PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS) ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RODRIGO HERINGER COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO HERINGER COSTA
DATA : 29/09/2020
HORA: 09:00
LOCAL: VIA PLATAFORMA RNP
TÍTULO:

A música como arte de viver em Salvador


PALAVRAS-CHAVES:

Música; Ocupação; Trabalho; Salvador; Profissão


PÁGINAS: 407
RESUMO:

O presente trabalho visa contribuir às discussões sobre a performance musical como arte de viver. Inserido na cidade de Salvador, o campo de pesquisa delineia-se em torno da compreensão dos conflitos inerentes à aproximação entre valores dominantes nas esferas musical e econômica, tomadas em suas dimensões simbólicas e objetivas. Os processos a ampará-lo, majoritariamente qualitativos, agregam procedimentos (observação participante; entrevistas; pesquisa historiográfica; técnicas de análise quantitativa) e fontes diversas (diário de campo; transcrições de entrevistas, diálogos e correspondências virtuais – e-mails e mensagens de aplicativos; microdados de pesquisas domiciliares do IBGE – Censos e Pnads), resultando em sete eixos de análise para reflexões acerca das especificidades do habitus ocupacional dos interlocutores da pesquisa. Os eixos são: (1) a dissociação estrutural e historicamente estabelecida entre fazeres laborais e musicais; (2) a vinculação dos últimos a uma compreensão essencialista do talento; (3) o baixo reconhecimento, no campo musical, do capital cultural em sua forma institucionalizada; (4) a compreensão da música como uma ocupação “de amor”; (5) a informalidade a caracterizar os fazeres laborais dos musicistas; (6) a acentuada flexibilidade que também os particularizam; e (7) as desigualdades legitimadas e espetaculares verificadas em um mercado de trabalho no qual “o vencedor leva tudo”. Conclui-se que elementos simbólicos e objetivos a particularizarem as experiências laborais de musicistas operam, dialeticamente, para a sustentação de uma ocupação com traços exacerbados de informalidade, flexibilidade e desigualdade. Deste modo, a transformação da condição verificada pressupõe o engajamento de diversos atores – com especial atenção aos musicistas – em ações a transcenderem as esferas institucionais, devendo também direcionarem-se aos símbolos histórica e socialmente atribuídos aos fazeres musicais, no intuito de favorecê-los em sua assimilação como práticas laborais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2185559 - ANGELA ELISABETH LUHNING
Externo à Instituição - JOSÉ ALBERTO SALGADO SILVA - UFRJ
Interno - 287730 - LUCAS ROBATTO
Externo à Instituição - LUCIANA REQUIÃO - UFF
Externo à Instituição - MARIELLA PITOMBO VIEIRA - UFRB
Notícia cadastrada em: 19/09/2020 19:25
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