PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS) ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MICHELE GIRARDI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELE GIRARDI
DATA : 29/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: VIA PLATAFORMA RNP
TÍTULO:

Arnold Jacobs à luz da Proposta Musicopedagógica CDG: do ensino individual à aprendizagem coletiva de instrumentos de metal.


PALAVRAS-CHAVES:

Proposta Musicopedagógica CDG. Modelo Teórico CDG. Ensino Coletivo
de Instrumentos de Metal.


PÁGINAS: 395
RESUMO:

Nesta tese, o anseio do pesquisador é buscar possibilidades de diálogo entre universos próprios
ao ensino de instrumentos musicais da família dos metais. De um lado, os moldes tradicionais
e tutoriais, cujo foco principal do ensino-aprendizagem é a performance instrumental
individual, com tudo que implica; do outro, uma abordagem didático-pedagógica, que traz em
si uma proposta mais ampla, de inclusão, de participação e de cooperação ao fazer musical,
num contexto coletivo. Nesse segundo, há esforço intencional de formar alunos que se tornem
sujeitos ativos e reflexivos, ao longo do processo de aprendizagem. Visando a contribuir com
ofertas de formação de professor específica à realidade coletiva de ensino, o desenvolvimento
dessa investigação é norteado pelo Objetivo Geral de disponibilizar, à comunidade da área,
fundamentos teóricos pertinentes a uma Performance de Professor focada no desenvolvimento
do virtuoso e, concomitantemente, no fortalecimento do si mesmo do aluno, por meio da prática
musical, em contexto coletivo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de natureza Básica
com enfoque Qualitativo e Exploratório. O texto apresenta uma divisão em três capítulos, cada
um atendendo a um dos Objetivos Específicos, mediante três abordagens metodológicas, a
saber: 1) Pesquisa Bibliográfica, apresentando os princípios didático-pedagógicos de Arnold
Jacobs, associados ao conceito de Comunidade de Prática, da Teoria da Aprendizagem Situada,
em linha com os fundamentos teóricos da Proposta Musicopedagógica CDG; 2) Pesquisa-Ação,
com o desenvolvimento de uma experiência prática de formação inspirada no Modelo Teórico
CDG, visando a uma Performance de Professor capaz de promover equilíbrio entre habilidades
musicais e humanas dos alunos, devidamente integradas à dimensão social da Música; e 3)
Análise Textual Discursiva, sustentando o enunciado de princípios teóricos e caminhos
pertinentes a um ensino coletivo de instrumentos de metal, que promovam o desenvolvimento
integral do aluno, numa perspectiva que associa Arnold Jacobs à Comunidade de Prática, por
intermédio da Proposta Musicopedagógica CDG. É à luz do CDG, que os fundamentos teóricos
escolhidos como norteadores desta investigação e a análise dos dados reunidos por meio da
experiência formativa ministrada conduziram o pesquisador à elaboração de uma arquitetura
pedagógica e de aprendizagem, capaz de amparar propostas destinadas à formação, inicial e
continuada, presencial e, sobretudo, a distância, de professores dedicados, ou aspirantes, ao
Ensino de Música por meio da prática instrumental/musical coletiva. Com isso, espera-se
contribuir à afirmação de uma figura ressignificada de professor de instrumento, capaz de
conduzir-se, em sala de aula, com foco no desenvolvimento integral do aluno, por intermédio
de uma Performance de Professor e de um ensino musical de qualidade e útil para a vida.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 648.568.367-49 - DIANA SANTIAGO DA FONSECA - UFBA
Externo à Instituição - FABRÍCIO DALLA VECCHIA - UFRB
Interno - 2052001 - HEINZ KARL NOVAES SCHWEBEL
Presidente - 266.686.700-59 - HELENA MÜLLER DE SOUZA NUNES - UFRGS
Interno - 2273377 - JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
Notícia cadastrada em: 17/09/2020 15:54
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