Banca de DEFESA: LEONE COELHO BAGAGI

DATA : 20/04/2022
LOCAL: Ambiente virtual Zoom

DINÂMICA DE INOVAÇÃO EM DIFERENTES MODELOS DE GESTÃO HOSPITALAR NA BAHIA

Dinâmica de inovação em serviços de saúde; Capacidade de inovação; Administração Pública Direta; Organização Social de Saúde; Parceria Pública-Privada

As pressões características do setor de saúde desafiam hospitais diante da complexidade, da dinâmica e das rápidas mudanças tecnológicas e epidemiológicas, envolvendo a produção e a oferta dos serviços de saúde. Neste cenário, o Estado da Bahia protagoniza a adoção de diferentes modelos de gestão hospitalar como alternativa ao enfrentamento de tais desafios. Esta tese objetiva analisar como hospitais gerenciados pelos modelos de gestão da Administração Pública Direta (APD), Organização Social de Saúde (OSS) e Parceria Público Privada (PPP) da Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (SESAB) obtêm desempenho superior no contexto desafiador do setor saúde. Utiliza-se a estratégia metodológica multimétodo do tipo mista sequencial, com uma fase quantitativa para validar o modelo teórico para medir a capacidade de inovação por meio da análise fatorial confirmatória, análise multigrupo da invariância e modelagem de equações estruturais. Na sequência, realiza-se a fase qualitativa para minuciar a dinâmica organizacional entre a capacidade de inovação e a integração de recursos organizacionais por meio de técnicas de mineração de texto e de codificação aberta, axial e seletiva. As unidades de análise são hospitais com desempenho superior na rede da Secretaria, representando cada modelo de gestão e amostra composta por profissionais das áreas de saúde, administrativa e seus respectivos gestores. A validação do modelo teórico adaptado se demonstrou adequado para aplicação nessa pesquisa. Com o modelo teórico validado foi possível aprofundar a análise dos dados quantitativos para mensurar a capacidade de inovação. Essa análise demonstrou elevada capacidade de inovação e poder preditivo desse modelo validado, tanto na amostra geral quanto individualmente, por unidade hospitalar pesquisada. A partir das evidências da análise quantitativa confirmando a elevada capacidade de inovação nos três hospitais, realizou-se a análise qualitativa para minuciar a dinâmica organizacional entre capacidade de inovação e a obtenção de tecnologias aplicadas na assistência hospitalar. Os resultados revelam que os fatores determinantes relacionados aos gestores e aos funcionários/empregados atuam e interagem com demais recursos para a obtenção das tecnologias, apresentando-se as principais diferenças entre os modelos de gestão. Dentre as diferenças, destacam-se diferenças significativas nas relações entre os fatores da intenção estratégica de inovar com liderança transformadora e essa com a gestão de pessoas para inovação, evidenciando condições internas específicas no controle e na disposição dos recursos ocorrendo de forma heterogênea entre os modelos de gestão do tipo APD, OSS e PPP, as quais são evidenciadas nas subcategorias relacionadas a esses fatores, com destaque para os fatores determinantes relacionados a gestores e funcionários que atuam e interagem com demais recursos para a obtenção das tecnologias de forma diferenciada entre os modelos de gestão. Os resultados confirmam elevada capacidade de inovação, atuando como elemento dinâmico na integração de recursos organizacionais para obtenção de novas tecnologias aplicadas na assistência melhoram os indicadores de desempenho hospitalar e, com isso, viabilizam os benefícios relacionados aos pacientes, funcionários/empregados, rede da Secretaria e a imagem organizacional das unidades pesquisadas.

Externa à Instituição - ANA MARIA MALIK - FGV
Externo à Instituição - ABDINARDO MOREIRA BARRETO DE OLIVEIRA - UTFPR