Banca de DEFESA: ALEXANDRE LEITE DE AVILA

DISCENTE : ALEXANDRE LEITE DE AVILA
DATA : 10/03/2022
LOCAL: Ambiente virtual Zoom

EMOÇÃO NA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: A PRÁTICA EDUCACIONAL DO EMPREENDEDORISMO ARTÍSTICO

Educação Empreendedora. Educação Empreendedora para as Artes. Emoção

As emoções são centrais para o empreendedorismo, bem como para os processos educacionais em geral. Entretanto, o tema permanece basicamente inexplorado pelo campo da educação empreendedora (EE). O objetivo desta pesquisa é compreender, problematizar e discutir como as emoções afetam o processo de EE a partir da prática educacional do empreendedorismo artístico. O estudo ancora-se em teorias sobre EE, Educação empreendedora nas artes (EEA), empreendedorismo, empreendedorismo artístico, estudos sociais e organizacionais. Foram realizadas cinco práticas educacionais ao longo de cinco semestres (24 meses) com os estudantes de um curso de graduação em música. A abordagem metodológica foi baseada na prática e as fontes de informações foram: documentos produzidos pelos participantes, observação direta, vídeos e entrevistas semiestruturadas. A análise de narrativa foi utilizada para a interpretação dos dados. A tese é composta de cinco artigos, além da introdução, capítulo de fundamentação teórica, capítulo metodológico, discussão e conclusão. O objetivo do primeiro artigo é integrar, consolidar, contextualizar e discutir conhecimentos sobre a EEA. Os resultados foram uma reflexão sobre a importância do empreendedorismo artístico para a economia criativa, definição do empreendedorismo artístico a partir de quatro âncoras conceituais, apresentação de uma visão consolidada da produção sobre EEA e identificação de desafios a serem enfrentados pelas pesquisas futuras. O segundo artigo visa integrar e discutir conhecimentos sobre as emoções para o empreendedorismo. Os resultados incluem a integração e consolidação da produção acadêmica sobre emoções e empreendedorismo, além da proposição da dinâmica sociocultural da emoção como alavanca para renovar teoricamente pesquisas futuras. O terceiro artigo discute como as emoções afetam o processo de EE com foco na paixão, baseado na prática educacional do empreendedorismo artístico. Como resultados, identificamos duas dinâmicas da paixão, quatro tensões através das quais a paixão impacta a EE, e propomos desafios para futuras pesquisas. O quarto artigo discute como a educação empreendedora pode ajudar os estudantes a desenvolver a resiliência emocional, a partir da prática educacional do empreendedorismo artístico. Os principais resultados foram a elaboração conceitual de quatro contextos educacionais emocionalmente desafiadores, cinco práticas educacionais para o desenvolvimento da resiliência emocional e a proposição de novas reflexões para o campo da EE e EEA. O quinto artigo é um caso para ensino e objetiva proporcionar aprendizagem sobre a importância e os desdobramentos das emoções para o empreendedorismo, a perspectiva sociocultural da emoção no contexto do empreendedorismo e o papel fundamental da emoção no contexto do empreendedorismo artístico. Esta pesquisa contribuirá para o avanço do conhecimento no campo da EE ao elaborar um conteúdo teórico pioneiro a respeito das relações entre emoções e educação empreendedora, além de inaugurar o campo de pesquisas de EEA no Brasil. Adicionalmente, o estudo traz importantes contribuições para a prática de educadores e empreendedores de diversas áreas, em especial, no segmento das artes.

Externa à Instituição - SARA SOARES TRAQUINA ALVES ELIAS
Presidente - 1809654 - EDUARDO PAES BARRETO DAVEL