Banca de DEFESA: VIVIANE HELENA TORINELLI

DISCENTE : VIVIANE HELENA TORINELLI
DATA : 08/03/2022
LOCAL: Ambiente virtual Zoom

GESTÃO DE RISCO AMBIENTAL E CLIMÁTICO: UMA ABORDAGEM PARA UMA GESTÃO RESILIENTE DAS RESERVAS INTERNACIONAIS PELOS BANCOS CENTRAIS

Gestão de riscos ambientais e climáticos, reservas internacionais, bancos centrais

Fatores ambientais e climáticos são uma fonte de riscos financeiros. Os riscos precisam ser identificados, medidos e gerenciados. Embora a gestão de risco adequada seja essencial para uma gestão de investimento eficiente, a gestão de risco ambiental e climático é um desafio para os investidores, incluindo os bancos centrais, quando atuam como gestores de investimentos. Os bancos centrais estão entre os maiores investidores globais, administrando reservas internacionais que somam trilhões de dólares. As lacunas teóricas e práticas neste assunto foram destacadas pela NGFS, a rede de bancos centrais voltada a um sistema financeiro mais verde. Nesse contexto, o problema foco desta tese é como gerir a exposição aos riscos ambientais e climáticos das reservas internacionais, sem prejuízo dos objetivos econômico-financeiros dos bancos centrais. Os objetivos específicos da pesquisa foram: I) Identificar os riscos ambientais e climáticos aos quais os bancos centrais estão expostos como gestores de reservas internacionais; II) Identificar/propor metodologia de avaliação da exposição a riscos ambientais e climáticos de uma carteira de investimentos com o perfil de investidor de bancos centrais; III) Propor uma abordagem para gerir o risco ambiental e climático através da alocação estratégica dos ativos das reservas internacionais, sem prejuízo dos objetivos econômico-financeiros dos bancos centrais; IV) Validar a abordagem proposta, quantificando os possíveis impactos econômico-financeiros decorrentes da sua aplicação. Para atender a esses objetivos, esta tese é baseada em três estudos. Na primeira foram analisados os riscos e proposta uma abordagem para a gestão dos riscos ambientais e climáticos das reservas internacionais. O segundo estudo discutiu a aplicação da abordagem a uma amostra de bancos centrais da América Latina e do Caribe. O terceiro estudo testou a aplicação da abordagem, incluindo otimização de carteira de investimento e análise multiobjetivo. A conclusão é que a análise de riscos ambientais e climáticos deve ser incluída na abordagem tradicional de alocação estratégica de ativos pelos bancos centrais, pelo menos devido à relevância dos riscos ambientais e climáticos aos quais as reservas internacionais estão expostas. Como resultado da abordagem aplicada, com análise multiobjetivo, a gestão das reservas internacionais pode se tornar mais resiliente aos riscos ambientais e climáticos sem prejudicar os objetivos financeiros e econômicos dos bancos centrais. Além disso, essa gestão pode eventualmente compor uma estratégia de impacto positivo no mundo real. Esta tese é relevante para a perspectiva de gestão do investimento das reservas internacionais, para salvaguardar a execução das políticas monetária e cambial utilizando essas reservas e para o possível efeito real da alocação estratégica de ativos.

Externo à Instituição - ANNELISE VENDRAMINI FELSBERG
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS ROCHA DE SOUZA - IFBA