Banca de DEFESA: FERNANDA PAQUELET MOREIRA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA PAQUELET MOREIRA BARBOSA
DATA : 17/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual Zoom
TÍTULO:

ENSINO-APRENDIZAGEM DA IMPROVISAÇÃO ORGANIZACIONAL: PRÁTICA TEATRAL, CORPORAL E GERENCIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Improvisação Organizacional. Ensino-Aprendizagem. Pesquisa com Arte. Ensino da Improvisação. Educação Gerencial. Corporeidade. Gestão de Eventos


PÁGINAS: 204
RESUMO:

A gestão lida, constantemente, com mudanças e imprevistos, como as pesquisas sobre improvisação organizacional revelam há mais de duas décadas. Entretanto, os gestores ainda são formados para enfrentar situações de estabilidade e não as de turbulência organizacional. Carecemos de conhecimento em ensino-aprendizagem voltadas para o desenvolvimento das habilidades de improvisação organizacional. Esta pesquisa qualitativa visa problematizar, propor e discutir princípios, processos e práticas de ensino-aprendizagem que promovam o desenvolvimento da habilidade de improvisação organizacional. A pesquisa ancora-se em teorias sobre improvisação organizacional, improvisação teatral e ensino-aprendizagem da Administração. A pesquisa empírica resulta de três anos de ensino de improvisação organizacional com base na improvisação teatral em uma escola de administração. A metodologia qualitativa baseou-se em uma abordagem artística e em diversas fontes de informação. As técnicas utilizadas foram a observação direta, a análise de documentos, entrevistas coletivas e análise de narrativas. A tese é composta de cinco artigos. O ojetivo do primeiro artigo foi sistematizar os avanços na produção acadêmica sobre improvisação organizacional e discutir sua integração no ensino-aprendizagem da administração. Como resultado foi organizado um conjunto atualizado de relevâncias e temáticas relacionadas à improvisação organizacional criando uma discussão sobre a importância da improvisação organizacional para a pesquisa em ensino-aprendizagem em administração. Foi organizado também um conjunto de abordagens educacionais, relevâncias, barreiras e perspectivas que vão ajudar pesquisas e práticas futuras a melhor integrar a improvisação no ensino-aprendizagem da Administração. O objetivo do segundo artigo foi integrar os estudos sobre arte e metodologia de pesquisa, trazendo suas contribuições para potenciais aplicações no campo da Administração. Como resultado foi elaborada uma proposta da arte como fundamento epistemológico (arte como prática de pesquisa, como prática relacional, transformadora, corporal, estética e crítica), como fonte de conhecimento (dimensões da visualidade, da corporeidade, da sensorialidade e da acessibilidade) e como fonte de análise e interpretação do material empírico para potenciais aplicações no campo da Administração. O objetivo do terceiro artigo foi compreender as
implicações da improvisação teatral nos processos de ensino-aprendizagem da improvisação organizacional. O resultado foi a identificação e organização de categorias que mostram sinergias (lógica da prática, praticar a narrativa, criatividade e corporeidade) entropias (vergonha de praticar, medo de errar e hábito de dispersar) que explicam as implicações da improvisação teatral para o ensino da improvisação organizacional no contexto da formação de gestores contemporâneos. O objetivo do quarto artigo foi explorar como a improvisação teatral incorpora o ensino-aprendizagem da improvisação organizacional. O resultado foi organizado em três tipos de práticas de aprendizagem: relacionalidade (consigo mesmo, com os outros, com regras, com o todo e com criatividade) , emocionalidade (alegria, surpresa e ansiedade) e espontaneidade (relaxamento e intuição). O objetivo do quinto artigo foi suscitar a aprendizagem sobre: (a) a importância crucial da improvisação para as organizações e gestores contemporâneos; (b) o papel da imperfeição, cooperação e competição para a prática da improvisação organizacional e (c) os desafios e competências de improvisação para gestores. O resultado foi a produção de um caso para ensino que estimula a aprendizagem sobre a importância da improvisação para as organizações e gestores contemporâneos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MIGUEL PINA E CUNHA
Externo à Instituição - DANIEL BECKER DENOVARO - UFBA
Presidente - 1809654 - EDUARDO PAES BARRETO DAVEL
Externa à Instituição - MARIA TEREZA FLORES PEREIRA - UFRGS
Interna - 285054 - TANIA MARIA DIEDERICHS FISCHER
Externo à Instituição - THOMAZ WOOD JUNIOR - FGV
Notícia cadastrada em: 26/11/2021 12:28
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