Banca de DEFESA: EDJANE MARIA OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE : EDJANE MARIA OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 25/11/2021
LOCAL: Ambiente virtual Zoom

USO DA AVALIAÇÃO E FATORES ASSOCIADOS AO USO NO CONTEXTO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CAPES

Avaliação. Uso da avaliação. Fatores associados ao uso da avaliação. Tipos de usos da avaliação.

Este estudo teve como objetivo investigar o comportamento dos usos e os fatores associados ao uso no contexto do Sistema de Avaliação da Capes. A partir de uma revisão de foi observado que uma escassez de estudos sobre o uso da avaliação em Sistemas de Avaliação. Contudo, a importância de se preencher essa lacuna aumenta quando se olha além do argumento de ser um contexto escasso em estudos, e sim, para o fato dos conceitos e pressupostos atuais do uso da avaliação terem sido fundamentados em avaliações individuais de programas ou políticas, que mostraram se comportar de maneira diferente em contextos de sistemas de avaliação (HØJLUND, 2014c; LEEUW; FURUBO, 2008), aumentando a relevância de se realizar pesquisas que tentem entender o comportamento do usos em diferentes contextos. Além disso, a realização deste estudo mostra sua relevância quando atende ao chamado King e Alkin (2019) e PATTON (2020) por mais pesquisas empíricas que expliquem o comportamento do uso da avaliação em diferentes contextos. Com essa intenção, este estudo adotou como seu campo empírico o sistema de avaliação da Capes, que por suas características, de ser um sistema de avaliação institucionalizado de âmbito nacional, impositivo e participativo se mostra como uma fonte promissora de investigação e esclarecimento sobre o comportamento do uso da avaliação em contexto de sistema de avaliação. As principais conclusões deste estudo com relação ao comportamento dos usos do Sistema de Avaliação da Capes foram: a) as fontes de uso da avaliação, processos e resultados, não se apresentaram suficientes para descrever o comportamento dos usos do sistema investigado, o que fez surgir uma nova fonte de uso denominada, pela autora de diretriz; b) os usos gerados do processo do Sistema de Avaliação da Capes capturados nesta tese nega as evidências da literatura quanto a incompatibilidade de existência do usos do processo em contextos de sistema de avaliação; c) As evidências levantadas neste estudo, contesta o entendimento do campo de que sistemas de avaliação não são capazes de alterar o status quo dos programas avaliados; d) os usos gerados por quaisquer fontes de uso, seja ela diretriz, processo ou resultados tem potencial para gerar de outros usos, todavia, foi observado que o usos gerados do processo teve uma potencialidade maior de geração de outros usos.

Externo à Instituição - CLÁUDIA MEDIANEIRA CRUZ RODRIGUES - UFRGS
Externa à Instituição - GLADYS BEATRIZ BARREYRO - USP