Banca de DEFESA: CLARA VALENTE SERRA

DISCENTE : CLARA VALENTE SERRA
DATA : 29/10/2021
LOCAL: Ambiente virtual Zoom

RELEVÂNCIA E IMPACTO SOCIAL DA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: O QUE PENSAM OS PESQUISADORES DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO?

Relevância. Impacto Social. Pesquisa em Administração.  Produtivismo. Produção de conhecimento. Papel da Universidade

Esta pesquisa, do tipo exploratória, objetiva investigar como os pesquisadores de Administração do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) compreendem a relevância e o impacto de suas atividades de pesquisa para a sociedade. Para tanto, busca-se mapear de que forma os temas estão presentes dada a sua relevância no cenário baiano e nordestino, quais as interpretações dos pesquisadores acerca do papel social da universidade no contexto brasileiro e seus entendimentos sobre os conceitos de relevância e impacto da pesquisa, além de como acreditam que sua atuação profissional impacta a sociedade na qual estão inseridos. Tal investigação, contextualiza-se dentro do debate acerca do papel da ciência e da universidade enquanto agentes transformadores sociais e tem como premissas a existência de um movimento de incentivo para que a produção do conhecimento tenha mais impacto na sociedade e a própria polissemia do conceito de Impacto Social da pesquisa, uma vez que este pode ser visto por meio de diversos olhares onto-espistemológicos. Durante a problematização, apresenta-se um apanhado histórico sobre a produção do conhecimento universitário e os desafios extras enfrentados pela Ciência da Administração, a inerente lacuna entre o mundo acadêmico e o profissional, além do fenômeno do produtivismo como possível antagonista ao processo de ampliação do impacto e relevância da pesquisa em Administração. A partir deste contexto, enfoca-se historicamente de forma mais detalhada os conceitos de “Relevância” e “Impacto social” da pesquisa e seus desafios de mensuração. Para atingir os objetivos pretendidos, realiza-se uma análise de documentos relevantes para mapear de que forma os temas de relevância e impacto social estão presentes nas diretrizes promovidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além da realização de entrevistas em profundidade com pesquisadores do NPGA para entender como enxergam tais temas. Como estratégia de análise e interpretação dos dados coletados, utilizou-se a Análise de Conteúdo.  Por fim, apresentam-se as considerações finais de modo a esclarecer possíveis caminhos a serem percorridos na forma de um plano de ação. É possível verificar, neste estudo, avanços no que tangem: à conceituação acerca da relevância da pesquisa, à problematização do fenômeno do produtivismo, e, por fim, foram feitos importantes direcionamentos no que diz respeito ao papel dos acadêmicos, seus núcleos de pesquisa e à própria universidade pública em si, enquanto instituição democrática de resistência, força motriz transformadora do pensamento.

Interno - 1095733 - GENAUTO CARVALHO DE FRANCA FILHO
Presidente - 2533848 - JOAO MARTINS TUDE