Banca de DEFESA: THAYSE SANTOS DA CRUZ

DISCENTE : THAYSE SANTOS DA CRUZ
DATA : 15/10/2021
LOCAL: Ambiente virtual Zoom

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENFRENTAMENTO DA ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA TEORIA DO VALOR-CRENÇA-NORMA

Educação para o desenvolvimento sustentável; Escassez de água potável; Teoria do valor-crença-norma; Sustentabilidade.

Esse estudo teve o propósito de investigar a influência da educação para o desenvolvimento sustentável no enfrentamento discente da escassez de água potável à luz da teoria do valorcrença-norma (VBN). Para alcançá-lo, a pesquisa empírica foi desenvolvida na Universidade Federal da Bahia, uma das melhores universidades do Nordeste, segundo ranking de 2020 do Center for World University Rankings. A amostra final foi composta por 2.376 respondentes. Considerando o tamanho populacional, os resultados foram passíveis de generalização, a um grau de confiança de 99% e uma margem de erro de 3%. O instrumento de coleta de dados foi validado qualitativamente (Análise de Juízes) e quantitativamente (Análise Fatorial Confirmatória). Para o teste de hipóteses, foi empregada a análise de caminhos (Path Analysis). Os resultados indicaram que o nível de educação para o desenvolvimento sustentável afetou de forma positiva apenas os valores biosféricos. Desta forma, contribuem para evidenciar os efeitos da educação para o desenvolvimento sustentável nas orientações de valor dos indivíduos, que são elementos mais centrais e estáveis da personalidade, influindo, "em cascata" sobre crenças e normas pessoais de enfrentamento à escassez de água potável, em acordo com a teoria VBN. Os achados sugerem que o impacto da educação para o desenvolvimento sustentável depende da sua qualidade, quantidade, distribuição e difusão nos currículos. As evidências sugerem implicações educacionais importantes, apesar de não facilmente mensuráveis.

Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS ROCHA DE SOUZA - IFBA
Externa à Instituição - CAMILA DE SOUSA PEREIRA-GUIZZO - Senai