Banca de DEFESA: OLDAIR LUIZ GONÇALVES

DISCENTE : OLDAIR LUIZ GONÇALVES
DATA : 31/08/2021
LOCAL: Ambiente virtual Zoom

EVASÃO NOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO ENTRE 2009 E 2018: UM ESTUDO SOBRE CAUSAS E SOLUÇÕES

Ensino Superior Público, Evasão, Iniciação Científica, Instituto Federal do Espírito Santo, Permanência

Esta tese situa-se no campo da educação, mais especificamente no que se refere ao ensino superior público e às políticas de combate à evasão. Este estudo é desenvolvido a partir de uma pesquisa empírica e censitária, elaborada através de autópsias, com base em estudos de caso com abordagens descritivas. Através deste estudo busca-se entender o tamanho real da evasão no Instituto Federal do Espírito Santo para, em seguida, apresentar os motivos mais relevantes para esta evasão e, finalmente, apresentar as principais ações que buscam mitigar o fenômeno. Para tanto, além de possuir embasamento teórico sobre o tema, o estudo contou com uma amostra de ex-alunos evadidos e também de professores que se dispuseram a fornecer informações sobre a evasão através de questionários e entrevistas. Os dados resultantes foram tratados de forma quali e quantitativa. As análises demonstraram que, apesar de os sujeitos das duas amostras terem visões diferentes sobre o tema, já que os alunos são influenciados diretamente pelo tema enquanto os professores têm participação ativa no processo de opção pela evasão por parte dos alunos, ambas as partes apresentam respostas semelhantes sobre as motivações da evasão. Estas respostas, tanto de ex-alunos quanto de professores incluem o fato da maioria dos alunos terem dificuldade com o conteúdo, seja por conta da estrutura curricular do curso, do convívio com professores e/ou das dificuldades oriundas do ensino básico e de falhas do mesmo. O último fator resulta ainda em possíveis múltiplas reprovações, baixo desempenho e a sensação de maior facilidade de conclusão do curso em instituições privadas. Outro fator preponderante é a dificuldade financeira apresentada por inúmeros alunos. Tais dificuldades frequentemente resultam em dupla jornada por parte do aluno, composta por estudos e trabalho, e na percepção da existência de outros cursos que poderiam apresentar resultados financeiros melhores e mais rápidos, gerando questionamentos sobre o futuro. Finalmente, o estudo demonstrou que diversas ações têm sido estudadas e implementadas no Ifes. Algumas dessas já com resultado prático, especialmente o incentivo a projetos de Iniciação Científica que, conforme o estudo, é fator preponderante na opção de permanência de alunos.

Externo à Instituição - ANDRÉ ROMERO DA SILVA
Externo ao Programa - 3137298 - FELIPE TUMENAS MARQUES