Banca de DEFESA: MARIA TERESA GRIMALDI LAROCCA

DISCENTE : MARIA TERESA GRIMALDI LAROCCA
DATA : 11/06/2021
LOCAL: Videoconferência

A INFLUÊNCIA DO MARKETING DE EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DE FOOD TRUCK (HAMBÚRGUER) DE SALVADOR

Marketing de experiência. Food truck em Salvador. Etnografia multissituada. Processo de decisão de compra.

Esta tese se propõe a compreender a influência do marketing de experiência no processo de decisão de compras dos consumidores de food truck de hambúrguer em Salvador. Buscando entender o marketing de experiência segundo as cinco dimensões proposta por Schmitt (1999, 2002, 2006, 2010) e examinando esses elementos presentes no processo de decisão de compra, este estudo teve, como contexto, os consumidores soteropolitanos participantes dos dois eventos de Park Truck. Por meio de um método indutivo, de natureza qualitativa, foi conduzida uma pesquisa com abordagem metodológica de inspiração etnográfica multissituada, utilizando-se, para a coleta de dados, três técnicas: a observação participante; o sombreamento (shadowing); e as entrevistas semiestruturadas, formal e informal. Os dados da investigação empírica foram examinados com base na análise textual interpretativa. Se utiliza de dois eventos distintos de Park Truck para pesquisa de campo (Coreto Hype e Happy Truck Food Park), que ocorrem em locais distintos. Esses dois loci foram o campo empírico da investigação e, se tratando de uma pesquisa multissituada, cada locus foi avaliado por si próprio, de onde emergiram sete categorias para o locus dos eventos do Coreto Hype (Ser o Favorito; Aproveitar a rua; Sair da Rotina; Gerar Atração; Ser Familiar; Ser Artesanal; e Gerar Sustança) e cinco categorias para o locus dos eventos do Happy Truck Food Park (Preferência por hambúrguer; Satisfazer a fome; Comer algo diferente; Gerar Confiança; e Encontrar amigos/vizinhos/reunir-se com vizinhos). Os resultados da investigação realizada no campo do marketing de experiência levam a concluir que, nos dois loci, a dimensão sensorial não é aquela que exerce maior influência na decisão de compra, não sendo a preponderante nas escolhas destes consumidores. Esta está presente na etapa do consumo, ou seja, quando o consumidor faz uso do produto (hambúrguer), e, neste caso, o sabor foi o elemento considerado de maior preponderância. Já as dimensões emocionais e cognitivas foram as dimensões consideradas de maior dominância, exercendo influência nos seus comportamentos de compra. Contudo, vale notar que alguns consumidores aprovam o sabor e se sentem muito bem, enquanto outros o desaprovam, o que nos leva a considerar que os aspetos sensoriais são individuais e únicos. Outro achado revelado na investigação foi relativo aos aspectos do marketing de experiência presentes nas etapas do processo de decisão de compras desses consumidores. Pode ser evidenciado as dimensões do marketing de experiência que predominam nas fases de pré- compra, compra e pós-consumo. Com os resultados obtidos, foi possível relacionar as fases do PDC com os aspectos dominantes do marketing de experiência, que se mostraram presentes para os consumidores soteropolitanos de food truck de hambúrguer em cada etapa, para ambos os loci, desvelando o que influencia nas escolhas desses consumidores neste contexto específico.

Externo(a) à Instituição - AURIO LUCIO LEOCADIO DA SILVA - UFC
Externo(a) à Instituição - FÁBIO MARIANO BORGES - FGV