Banca de DEFESA: JOYCE NERI DOS REIS NEVES

DISCENTE : JOYCE NERI DOS REIS NEVES
DATA : 20/01/2021

EMPREENDEDORISMO CULTURAL E TERRITORIAL: O CASO DO ILÊ AIYÊ NA BAHIA

Empreendedorismo, empreendedorismo cultural, territorialidade, identidade, experiência.

O objetivo desta pesquisa é entender e discutir como a territorialidade afeta o empreendedorismo cultural por meio de uma perspectiva que contemple suas singularidades. Fundamentando-nos em estudos relevantes para o campo do empreendedorismo, cultura, territorialidade, identidade e experiência, foi estudado como a territorialidade afeta o empreendedorismo cultural, a partir de uma perspectiva inovadora. A pesquisa aborda a experiência do Bloco afro Ilê Aiyê, instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, localizada em Salvador, Bahia. Nossa abordagem é qualitativa, com base em uma etnografia audiovisual. A pesquisa foi dividida em três fases: contextualização, concepção global e concepção focada. As técnicas de coleta de dados utilizados foram a pesquisa documental (documentos contextuais e documentos audiovisuais), a observação (observação pela caminhada e observação pelo audiovisual) e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi organizada em artigos, cada um contemplando um de seus objetivos específicos. O artigo A, de ordem teórica, teve como objetivo elaborar e discutir perspectivas e desafios para uma concepção territorial do empreendedorismo cultural. O artigo B, de ordem teórica-empírica, teve como objetivo identificar, descrever, categorizar e discutir a influência da identidade e experiência territorial na dinâmica do empreendedorismo cultural. O artigo C, um caso para ensino, teve como objetivos: entender a importância da relação entre empreendedorismo e território; conhecer e discutir a experiência identitária como perspectiva territorial significativa para pensar o empreendedorismo; e identificar como a territorialidade pode ser um conceito promissor no desenvolvimento do empreendedorismo no campo das artes e da cultura. Os resultados desta pesquisa contribuem com avanços nas discussões sobre empreendedorismo, cultura e territorialidade ao aplicar uma perspectiva inovadora. A pesquisa visa auxiliar professores, estudantes, empreendedores e formuladores de políticas públicas em suas atividades.

Interno - 1493904 - ARIADNE SCALFONI RIGO
Presidente - 1809654 - EDUARDO PAES BARRETO DAVEL