Banca de DEFESA: ULYSSES DE BRITO CRUZ

DISCENTE : ULYSSES DE BRITO CRUZ
DATA : 06/08/2202
LOCAL: Videoconferência

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA E ESTRATÉGIAS DE MITIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Contabilidade do carbono, inventário de GEE, estratégias de mitigação, IES e UFS

Dentro do contexto de enfrentamento das alterações climáticas e aquecimento global, inclusive no que diz respeito ao alcance de metas a que o Brasil se comprometeu quando da adesão ao Acordo de Paris por meio das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), volta-se a atenção para o papel de liderança das Instituições de Ensino Superior (IES) no cenário global, para que contabilizem as emissões de gases do efeito estufa (GEE) decorrentes de suas atividades por meio da elaboração de inventários. Esta pesquisa tem por objetivo propor um modelo de inventário de GEE adaptado à realidade das IES que facilite a elaboração, entendimento, divulgação e atualização entre as instituições e público em geral, bem como propor estratégias de mitigação das emissões provocadas no exercício das suas atividades institucionais. Para tanto, foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal de Sergipe (UFS) com elaboração de inventário de GEE, para o ano base 2017, utilizando a metodologia GHG Protocol amplamente reconhecida pela comunidade científica, a partir da identificação das suas principais fontes (CO2, N2O, CH4, HFCs, SF6 e PFCs), segmentadas por categorias e escopos (1, 2 e 3) e seus resultados comparados com os de trabalhos científicos no âmbito nacional e internacional entre IES, como forma a extrair pontos semelhantes e possíveis divergências. Os resultados demonstram que, dentre as emissões de GEE da UFS para o ano inventariado, as maiores emissões correspondem ao escopo 3, com 24.293 tCO2e. Em seguida, surgem as emissões do escopo 2, com 1.633 tCO2e e em último lugar, as emissões do escopo 1, com 755,42 tCO2e. Para redução de GEE, algumas medidas de mitigação foram sugeridas, com ênfase especial para ampliação do sistema fotovoltaico a permitir a geração de eletricidade suficiente a atender a demanda de todos os Campi da instituição, a exceção do Campus São Cristóvão e cuja viabilidade técnica e econômica também foi elaborada. A análise comparativa com estudos em outras IES ressaltou que a contabilização de emissões do escopo 3 é particularmente importante por se identificar a realização de atividades relacionadas as várias categorias nele abrangidas, em especial, viagens a negócios, deslocamento de funcionários e alunos (casa-trabalho), bens e serviços adquiridos, descarte de resíduos e que algumas categorias previstas no Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHGP) podem ser relevadas, diante da inaplicabilidade a IES. A partir destas constatações formulou-se um modelo customizado para inventários de IES que de forma prática e didática explicita um passo a passo de como contabilizar as emissões de GEE. Dessa forma, conclui-se que a contabilização das emissões por meio de inventários pode contribuir para o cumprimento da meta nacional de redução de GEE por auxiliar no planejamento de metas e objetivos e propiciar a adoção de medidas mitigadoras por parte das IES. No entanto, recomenda-se o aprimoramento deste estudo, notadamente, no que diz respeito à análise da viabilidade técnica, ambiental e econômica das medidas de redução de GEE sugeridas em cotejo com a realidade apresentada por cada IES objetivando a criação de uma padronização também sob tal aspecto.

Presidente - 2182318 - JOSE CELIO SILVEIRA ANDRADE
Interno - 3084178 - ANDREA CARDOSO VENTURA