Banca de DEFESA: JULIA RODRIGUES NOBRE DE OLIVEIRA NEVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIA RODRIGUES NOBRE DE OLIVEIRA NEVES
DATA : 30/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ENSINAR APRENDENDO: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO NO ENSINO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino em Administração, Formação de professores


PÁGINAS: 162
RESUMO:

Esta pesquisa versa sobre a atuação dos professores de Administração na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo é entender como é a atuação do professor de Administração no contexto de não formação específica para a docência na EPT, tendo como caso um campus de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IF) do interior do Nordeste. A finalidade deste trabalho é ampliar a discussão acadêmica sobre o tema do desenvolvimento profissional docente, em especial para a área de Administração com foco na Educação Profissional e Tecnológica. Neste sentido, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica dos Institutos Federais, o campus em questão surge como um estudo de caso interessante por oferecer o curso Técnico em Administração em duas modalidades: Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico e Ensino Técnico Subsequente. Nesta pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de Administração do campus, após a anuência e o consentimento dos professores participantes da pesquisa e da Direção do campus. O projeto foi executado em consonância com as Normas e Resoluções que norteiam a pesquisa envolvendo seres humanos, em especial a Resolução 466/ 2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP – EEUFBA). A técnica de análise dos dados utilizada é a do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefevre & Lefevre (2005). O presente estudo objetiva promover um melhor entendimento a respeito da atuação do professor de Administração na Educação Profissional e Tecnológica no contexto de não formação específica, a fim de contribuir com o avanço do debate acadêmico e com ações para o desenvolvimento profissional docente, de modo que, a partir daí, ações e/ ou condutas sejam realizadas para um aprimoramento da educação profissional e do ensino em administração.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 285054 - TANIA MARIA DIEDERICHS FISCHER
Externo ao Programa - 394300 - GUILHERME MARBACK NETO
Externo à Instituição - ELVIA MIRIAN CAVALCANTI FADUL - UNIFACS
Externo à Instituição - JEOVA TORRES SILVA JUNIOR - UFCA
Externo à Instituição - PAULA CHIES SCHOMMER
Notícia cadastrada em: 09/10/2020 08:10
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