Banca de DEFESA: TAÍS ALEXANDRE ANTUNES PAES

DISCENTE : TAÍS ALEXANDRE ANTUNES PAES
DATA : 26/06/2020

CUSTOMIZAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA DE DESTINOS TURÍSTICOS TENDO EM VISTA A INTENÇÃO DE ESCOLHA: UM EXPERIMENTO COM APLICATIVO TURÍSTICO

Atividade turística. Aplicativos turísticos. Motivação. Valores. Intenção de escolha

A atividade turística é uma atividade dinâmica e complexa que envolve diversos agentes sociais, que estão integrados e interligados para que o destino turístico possa ofertar atrativos e experiências turísticas para os indivíduos que chegam a localidade.  Com as tecnologias da informação e a disseminação dos aplicativos turísticos os consumidores apresentam um maior acesso as informações turísticas contribuindo para uma tomada de decisão de viagem que atendam aos seus anseios e expectativas. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo principal analisar como a customização da oferta turística sobre os destinos de Aracaju e Salvador, através da disponibilização de um aplicativo tecnológico, pode interferir no comportamento de consumo, levando a preferência de escolha do turista ou visitante. Delineou-se como hipóteses: A tecnologia da informação, mediada pelo aplicativo turístico proposto, pode influenciar a percepção/comportamento de consumo de turistas e visitantes sobre os destinos de Aracaju e Salvador; A customização de atrativos turísticos interfere no comportamento de consumo e na preferência de escolha dos destinos de Aracaju e Salvador; A pressão do tempo, acessando as informações sobre os atrativos turísticos de Aracaju e Salvador, quando ajustados às minhas preferências pessoais, influencia no meu interesse em ir a esses destinos. Neste sentido, esta pesquisa foi de natureza quantitativa de caráter explicativo e causal, utilizando o método experimental. Para atingir o objetivo geral proposto foi desenvolvido um aplicativo turístico e uma escala, de intenção de ir ao destino, que levou em consideração os condicionantes motivacionais do modelo de Swarbrooke e Horner (2016) e as variáveis que constituem a escala de valores proposta por Schwarz (1994). Assim, o experimento abrangeu três momentos distintos e os mesmos entrevistados. Um momento, sem estímulos tecnológicos; um segundo momento com acesso ao TripAdvisor; e um terceiro momento acessando o aplicativo desenvolvido. A amostra foi não probabilística, sendo pesquisadas 215 pessoas na cidade de Aracaju e 240 em Salvador, com o interesse em viajar a lazer.  Foram utilizados métodos da estatística descritiva, análise fatorial confirmatória, análise de variância, regressão linear múltipla e regressão logística múltipla binária para a análise dos dados. Além da construção da escala, destacam-se como principais resultados ou achados que as Motivações Cuturais e de Desenvolvimento Pessoal não representaram o construto Motivação; que determinados perfis dos entrevistados são influenciados pela customização de atrativos turísticos; há diferença de posicionamentos dos pesquisados em relação aos estímulos tecnológicos; existem característica comportamentais semelhantes entre as cidades quando se considera a Motivações Status, Motivação Física, o Valor Hedonismo e o Valor Realização e a influência que estas variáveis exercem sobre a intenção em ir ao destino; e que os entrevistados de Aracaju, foram mais influenciados pela pressão de tempo, acessando as informações turísticas, em comparação com os entrevistados de Salvador.

Presidente - 1750678 - RODRIGO LADEIRA
Externo ao Programa - 1717600 - FLORIANO BARBOZA SILVA