Banca de DEFESA: PEDRO MARLUS CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE ESTRELA

DATA : 19/03/2020
LOCAL: Escola de Administração - sala 18 - 3ª andar

METACOGNIÇÃO E SUCESSO PROFISSIONAL

metacognição; perfil empreendedor; sucesso profissional; Modelagem de Equações Estruturais; Aprendizagem; Survey

Esta tese defende que existe uma relação significativa positiva entre metacognição e sucesso profissional e que o perfil empreendedor media esta relação. O objetivo principal deste estudo foi identificar em que medida a metacognição exerce efeito sobre o sucesso profissional, mediada pelo perfil empreendedor. A relevância deste estudo está em oferecer subsídios teóricos que contribuam para a prática dos profissionais, estudiosos e empreendedores, já que ao examinar a relação positiva entre as variáveis, verificou-se que a metacognição tem relação significativa com o sucesso profissional. Este estudo contribui como instrumento de investigação científica relacionada à metacognição, podendo causar efeito no contexto profissional, econômico e social. Este estudo identificou que a aprendizagem e o aperfeiçoamento de características como a detecção de oportunidades, controle, persistência, criatividade, capacidade de planejamento, liderança, respeito, relacionamento, usar estratégias anteriores, obter conhecimento prévio de uma tarefa e selecionar as melhores opções ajudam a alcançar o sucesso profissional. Os resultados indicaram que a orientação de objetivos possui relação direta e indireta significativa com o sucesso profissional. Portanto, trabalhar características e habilidades como definir objetivos e avaliar o progresso de uma tarefa aumentam as chances de alcançar o sucesso profissional. Também demonstraram que o conhecimento metacognitivo e a experiência metacognitiva possui relação significativa com o sucesso profissional, mas apenas quando inserida a variável mediadora perfil empreendedor. Os resultados indicaram também que as dimensões escolha metacognitiva e monitoramento não possuem relação significativa direta tampouco indireta com o sucesso profissional. Foi utilizada como instrumento de pesquisa uma survey com 194 respondentes compostos por profissionais da área de Administração, Ciências Contábeis e Economia de faculdades/universidades públicas e privadas do estado de Sergipe. O questionário foi composto por questões dos três constructos desta tese: metacognição, perfil empreendedor e sucesso profissional. Para a análise dos dados foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais Estimados por Mínimos Quadrados Parciais.

Presidente - 2677032 - ADRIANO LEAL BRUNI
Interno - 1095744 - ELISABETH REGINA LOIOLA DA CRUZ SOUZA