Banca de DEFESA: PLATINI GOMES FONSECA

DISCENTE : PLATINI GOMES FONSECA
DATA : 02/12/2019
LOCAL: Escola de Administração

INFLUÊNCIA DO GERENCIAMENTO DOS ELEMENTOS DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE ENTERPRISE RESOURCE PLANNING NO SETOR PÚBLICO SOB A ÓTICA DE PRESSÕES INSTITUCIONAIS

Fatores Críticos de sucesso. Implementação de ERP em Organizações Públicas. Pressões Institucionais

Implementações de sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) ainda têm alto índice de insucesso. Assim como a prática, a quantidade de estudos sobre o tema coloca o serviço público em desvantagens em relação à iniciativa privada, uma vez que não tem recebido a mesma atenção dos pesquisadores. Uma das propostas sugeridas para o gerenciamento de projetos desse porte é a abordagem a partir da escolha dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da Implementação. Além disso, por considerar a importância do campo organizacional e a necessidade e ir além dos aspectos técnicos da implementação, estabeleceu-se, como objetivo da tese, a análise sobre de qual forma o gerenciamento dos elementos de FCS influencia a implementação de ERP em uma organização pública, considerando as pressões institucionais coercitivas, miméticas e normativas. Com abordagem qualitativa, o caso analisado foi a implementação de ERP na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com auxílio de dados coletados através de documentos, roteiro de observação e roteiro de entrevista semiestruturada – esse último, aplicado aos 14 membros da comissão de implementação do sistema. Dos pressupostos elaborados, dois foram confirmados. Assim, os principais resultados da pesquisa indicam que as pressões institucionais exercem influências que dificultam o gerenciamento dos elementos dos FCS ordem organizacional e tecnológica. Além disso, em análise individualizada, foi possível concluir que os elementos de FCS de implementação de ERP de ordem tecnológica recebem mais pressões institucionais. A investigação também mostrou que os elementos de FCS que recebem pressões coercitivas exigem mais iniciativas gerenciais da equipe de implementação. Por fim, as pressões institucionais moderam o gerenciamento dos FCS, mas são as iniciativas gerenciais que determinam o processo de implementação.

Presidente - 1316015 - ERNANI MARQUES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2704351 - FABIO ALMEIDA FERREIRA