Banca de DEFESA: PHILIPE CERQUEIRA DE MELO

DISCENTE : PHILIPE CERQUEIRA DE MELO
DATA : 25/10/2019
LOCAL: Escola de Administração

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO FINANCEIRO DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO COLÉGIO HELYOS EM FEIRA DE SANTANA - BAHIA

Educação Financeira; Alfabetização Financeira; Conhecimento Financeiro; Avaliação de Programas.

No ano de 2010, o governo brasileiro instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira, ENEF, e os primeiros programas de educação financeira para adultos, adolescentes e crianças começaram a surgir. Motivado por esse contexto, no ano de 2016, o Colégio Helyos implantou o Financial Education Program para os alunos do 2° ao 5° ano do ensino fundamental como um componente curricular obrigatório do projeto bilíngue. Avaliar o nível de conhecimento financeiro construído pelos participantes do programa e suas contribuições para o consumo financeiro consciente foi precursor para a realização desse trabalho. Os participantes do programa foram submetidos à aplicação de dois instrumentos de avaliação, um instrumento quantitativo que foi concebido por meio do diálogo entre a literatura de alfabetização financeira e o currículo do programa, e um instrumento qualitativo que partiu da categorização das macrotemáticas Poupança, Planejamento Financeiro, Transações Financeiras e Investimentos. A análise dos dados evidenciou que a participação no programa contribuiu de forma significativa para a construção do conhecimento financeiro, e sua eficácia na promoção do consumo consciente. Ressaltam-se limitações nessa pesquisa relacionadas ao conhecimento financeiro que pode não ter sido captado adequadamente, a inexistência de um grupo de controle para comparação, uma análise longitudinal onde os participantes são avaliados conforme avançam nos anos letivos e uma análise- socioeconômica, familiar e cultural do contexto. Essa dissertação contribui para o arcabouço teórico da educação financeira e ratifica as contribuições do programa para consumo financeiro consciente, uma vez que seus participantes retornam à sociedade o conhecimento construído.

Interno - 2677032 - ADRIANO LEAL BRUNI
Externo à Instituição - ISABELA BRANDÃO FURTADO