Banca de DEFESA: LUIZ ALBERTO BASTOS PETITINGA

DISCENTE : LUIZ ALBERTO BASTOS PETITINGA
DATA : 24/10/2019
LOCAL: Escola de Administração

IMPLICAÇÕES REGIONAIS DA DIFUSÃO DOS FINANCIAMENTOS DO BNDES, ATRAVÉS DO SISTEMA BANCÁRIO NACIONAL: AVALIAÇÃO DE POSSÍVEIS RESTRIÇÕES AO ACESSO MUNICIPAL A ESSES FINANCIAMENTOS

Teoria Monetária. Teoria Pós-keynesiana. Finanças Regionais. BNDES. Financiamento do Desenvolvimento

O objetivo desta pesquisa é avaliar os mecanismos de concessão de financiamentos do BNDES, na modalidade operações indiretas, ou seja, aquelas realizadas através de agentes. Esse tema se justifica, de um lado, pela importância dessa Agência no financiamento dos investimentos no país, do outro, por essa modalidade operacional permitir a difusão dos financiamentos do BNDES, em todo território nacional, beneficiando, principalmente, as pequenas e médias empresas. Outro aspecto importante é que as operações indiretas representaram, nos últimos quinze anos, mais da metade do total dos financiamentos dessa Agência. Devido à relevância dessa fonte de financiamento do investimento e à modalidade utilizada para sua difusão territorial, que envolve a participação do Sistema Financeiro Nacional, seria desejável que as instituições financeiras atuassem de forma neutra na oferta de tais recursos. As instituições financeiras, entretanto, são empresas que possuem estratégias de negócios, competem por margens de mercado e buscam, através de suas operações, constituírem uma carteira de ativos que gerem o maior retorno no tempo, aos seus controladores e gestores. Esse procedimento termina por interferir na disponibilidade do crédito. Para realizar uma análise dessas questões será adotada uma perspectiva analítica pós-keynesiana, que contempla elementos capazes de dar conta das implicações do comportamento da firma bancária, sobre a oferta de crédito e, em particular, dos financiamentos através de repasses do BNDES. A literatura aponta que esses problemas na oferta de crédito ocorrem, tanto no espaço nacional, quanto regional. Visando avaliar as limitações na oferta regional de financiamentos do BNDES, em decorrência da conduta das instituições financeiras, foi utilizada uma série anual de dados financeiros e econômicos para os municípios brasileiros, com os quais se construíram variáveis, a serem testadas, com o uso de um modelo econométrico. Os principais resultados extraídos dos testes são: primeiramente, a irrelevância da preferência pela liquidez na explicação dos financiamentos aos municípios; segundo, a importância da incerteza na discriminação regional dos financiamentos, que se torna maior, quanto menor é o município; e a importância do PIB per capta, como elemento estrutural na explicação dessa oferta de financiamentos.

Externo à Instituição - CID OLIVAL FEITOSA - UFAL
Externo ao Programa - 1740819 - GERVASIO FERREIRA DOS SANTOS