Banca de DEFESA: LORENA RIBEIRO MACHADO

DISCENTE : LORENA RIBEIRO MACHADO
DATA : 10/10/2019
LOCAL: Escola de Administração

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO MEDIACIONAL ENTRE A PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA ORGANIZACIONAL E OS COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL ENTRE TRABALHADORES DE UM POLO INDUSTRIAL

Comprometimento Organizacional. Percepção de justiça organizacional. Comportamentos de Cidadania Organizacional

O presente estudo teve como principais propósitos: 1) investigar o vínculo do trabalhador com a organização através da relação entre as dimensões do comprometimento organizacional, da percepção de justiça organizacional e dos comportamentos de cidadania organizacional, 2) avaliar o efeito mediador do comprometimento organizacional na relação entre a justiça organizacional e comportamentos de cidadania organizacional. Inicialmente, o estudo fornece uma revisão do estado da arte, traçando a relação dos construtos abordados através de pesquisas nacionais e internacionais anteriores. Em seguida, a pesquisa utilizou a abordagem quantitativa e foi realizada por meio de questionário survey composto por escalas previamente validadas no contexto brasileiro. A mensuração da percepção de justiça organizacional foi realizada através da escala proposta por Mendonça, Pereira, Tamanyo e Paz (2003) e para a mensuração dos comportamentos de cidadania organizacional foi utilizada a escala validada por Bastos, Siqueira e Gomes (2014). Especificamente, a mensuração do comprometimento organizacional foi realizada por diferentes escalas para cada dimensão: normativa (Meyer, Allen & Smith, 1993), afetiva (Klein, Cooper, Molloy & Swanson, 2014) e instrumental (Powell & Meyer, 2004). O estudo empírico foi realizado através de corte transversal com os trabalhadores do Polo Industrial de Camaçari, que obteve um total de 620 participantes. A escolha pelo campo industrial foi pautada pela lacuna de estudos realizados sobre o comprometimento neste ramo. Os resultados da coleta foram submetidos a análises descritivas, fatoriais e modelagem de equações estruturais através do método de covariância (CB-SEM). Os resultados dos modelos revelam que o comprometimento afetivo e normativo atuam como variável mediadora da relação entre a justiça procedimental e duas dimensões dos comportamentos de cidadania organizacional: sugestões criativas e divulgação da imagem. Nesta pesquisa concluiu-se através do modelo de segunda ordem que as dimensões afetiva, normativa e instrumental do comprometimento organizacional possuem papel mediador na relação entre a percepção de justiça organizacional e os comportamentos de cidadania organizacional.

Interno - 1631650 - DIVA ESTER OKAZAKI ROWE
Externo ao Programa - 1174708 - MAURO DE OLIVEIRA MAGALHAES