Construção e validação de uma escala de saberes docentes para o ensino.
Saberes Docentes. Escala de medida. Formação docente. Saberes ludo-sensíveis. Saberes institucionais.
O trabalho realizou a construção de uma escala de saberes docentes para o ensino e sua
consequente validação no Brasil. O saber docente, proveniente de uma variedade de fontes e
transformado ao longo da prática, é importante para o trabalho do professor, influenciando a
sua própria constituição profissional e o seu fazer docente. Baseado principalmente nas
contribuições de Tardif (2014), Gauthier et al. (2006) e Shulman (1986; 1987), e seguindo os
protocolos de construção de escala para construtos latentes (DE VELLIS, 2016), proponho
uma escala com um núcleo de saberes composta de oito dimensões e 32 itens. Estão
contemplados os saberes do conteúdo, curriculares, das ciências da educação, didáticos de
mediação da matéria, didáticos de mediação da classe, ludo-sensíveis, do contexto e os
saberes institucionais. Após validação semântica e análise de especialistas, a escala foi
aplicada inserida em um questionário que incluía perguntas sobre a atuação e trajetória
formativa dos respondentes. Participaram da pesquisa 829 professores das 27 unidades
federativas do Brasil e de todos os níveis de ensino. A partir da análise fatorial confirmatória,
a escala apresentou validade convergente, discriminante e confiabilidade. A análise
multigrupo indica que a escala apresenta indicadores consistentes para todos os níveis de
ensino (infantil, fundamental, médio e superior). Resultados semelhantes também indicam
consistência entre licenciados e entre professores da rede pública de ensino. Assim, a escala
SABERES torna-se um instrumento de pesquisa que pode ser usado para identificar relações
entre os saberes docentes e outros aspectos da formação do professor como tempo de
profissão, área de atuação, impacto das condições materiais do trabalho e contribuição das
diversas modalidades nas trajetórias formativas.