DESAFIOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA UAB-CAPES: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA
GEducação a Distância; Gestão Acadêmica de EaD; UAB-MEC-CAPES; IFBA
Esta pesquisa possui metodologia qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. O objetivo da investigação foi identificar quais são os desafios da gestão de cursos na modalidade a distância ofertados no âmbito do Sistema UAB/CAPES, utilizando a experiência de implantação do curso de Licenciatura em Computação do IFBA/UAB, turma 2017.1. Para atingir este objetivo buscou-se definir categorias analíticas para a identificação dos desafios enfrentados pelos gestores de cursos nessa modalidade de ensino destacando as seguintes: (i) analisar a regulamentação que aborda a EaD, no âmbito do programa UAB-CAPES e no IFBA; (ii) coletar e avaliar os dados obtidos, a partir da experiência de gestão da turma 2017.1 do curso de Licenciatura da Computação UAB-CAPES/IFBA; e (iii) relacionar e categorizar as situações observadas. A justificativa para esta pesquisa se fundamenta no fato de que a gestão de cursos EaD no Brasil, especialmente os que estão no âmbito do Programa UAB-CAPES, ainda enfrenta obstáculos que já poderiam ter sido superados, haja vista já estar inserida na educação brasileira, formalmente, desde 1996. Construiu-se um referencial teórico baseado em conceitos de gestão da EaD e regulação com vistas a identificar os desafios e perspectivas desse programa. O modelo de análise teve inspiração em diversos estudos referenciados sobre o tema. Os resultados obtidos indicam os diversos e constantes desafios enfrentados pelos gestores da EaD de instituições públicas e como as lacunas normativas existentes no Brasil impactam a gestão dessa modalidade de ensino.