Avaliação do conhecimento financeiro dos participantes do programa de educação financeira do Colégio Helyos em Feira de Santana – Bahia
Educação Financeira; Alfabetização Financeira; Conhecimento Financeiro; Avaliação de Programas
No cenário econômico-financeiro mundial cada vez mais complexo, a educação financeira torna-se profícua. No Brasil, nos primeiros anos da década de 1990, houve uma mudança significativa no comportamento de consumo por parte da população e fazendo-se necessário a inserção de iniciativas que promovessem a alfabetização financeira. Tardiamente, no ano de 2010, o governo brasileiro instituiu a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) e os primeiros programas de educação financeira para adultos, adolescentes e crianças começaram a surgir. Motivado por esse contexto, em 2015, o Colégio Helyos decidiu implantar o Financial Education Program para os alunos do 2° ao 5° ano do ensino fundamental como um componente curricular do projeto bilíngue. Avaliar o nível de conhecimento financeiro adquirido pelos participantes desse programa de educação financeira foi precursor para a realização desse trabalho. Isto posto, um instrumento lúdico de avaliação foi desenvolvido para captar o nível de conhecimento financeiro adquirido pelas crianças participantes do programa com a faixa etária entre sete e onze anos. Após a construção e a aplicação dos instrumentos de avaliação, a análise dos resultados foi realizada e constatou-se que a participação no programa de educação financeira é diretamente proporcional às expectativas de aprendizagem evidenciadas no currículo da instituição. Ressalta-se, entretanto, limitações nessa pesquisa relacionadas ao conhecimento financeiro que pode não ter sido captado adequadamente; a inexistência de um grupo de controle para comparação; uma análise longitudinal onde os participantes são avaliados conforme avançam para os anos letivos seguintes; e uma análise socioeconômica, familiar e cultural do contexto.