Banca de DEFESA: WILTON CERQUEIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILTON CERQUEIRA SILVA
DATA : 09/12/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Ambiente virtual Zoom
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PARA OS EGRESSOS: UMA ANÁLISE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente; saberes docentes; saberes pedagógicos; pós-graduação em Administração; avaliação de egressos


PÁGINAS: 133
RESUMO:

O presente estudo teve o objetivo de avaliar a contribuição dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração do NPGA UFBA (Doutorado Acadêmico, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional) para os egressos, no que diz respeito ao desenvolvimento de saberes pedagógicos para a docência. Trata-se de uma pesquisa ex post, hipotética-dedutiva e com abordagem quantitativa. As etapas metodológicas executada foram a revisão de literatura, que teve como palavras-chave formação docente, saberes pedagógicos e avaliação de egressos; concepção do modelo conceitual e operacional da pesquisa relacionando variáveis, hipóteses e técnicas estatísticas; elaboração e aplicação do questionário de coleta de dados por meio da ferramenta Survey Monkey, junto aos egressos dos cursos; tratamento e análise dos dados obtidos. O questionário contemplou questões relacionadas ao domínio dos “Saberes Pedagógicos”, um recorte analítico da escala “Saberes Docentes” de Dos-Santos (2019), considerado um importante aporte teórico e metodológico para esse estudo, e questões, de cunho autoral, que abarca a percepção dos egressos quanto à contribuição do curso realizado no desenvolvimento de saberes pedagógicos. Obteve-se 160 respostas e os resultados sugerem que os egressos reconhecem uma contribuição positiva do curso realizado no NPGA UFBA, para o desenvolvimento de saberes pedagógicos. Contudo, não se detectou diferenças estatisticamente significativas entre os valores médios obtidos, nos cursos indicando percepções similares entre os egressos. Da mesma forma, destaca-se que os egressos do Mestrado Profissional, apresentaram os maiores percentuais de interesse na carreira acadêmica, atuação docente e maiores níveis de saberes pedagógicos, se comparados aos egressos do Mestrado Acadêmico. Por fim, espera-se que essa pesquisa tenha contribuído teórica, metodológica e tecnologicamente com as discussões acerca da contribuição dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração do NPGA UFBA, na formação docente de seus egressos, de forma mais específica, no desenvolvimento de saberes pedagógicos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MANOLITA CORREIA LIMA - ESPM
Presidente - 2677032 - ADRIANO LEAL BRUNI
Externo à Instituição - MARCOS GILBERTO DOS SANTOS - IFBA
Interno - 2676634 - ROBERTO BRAZILEIRO PAIXAO
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 08:34
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA