Banca de DEFESA: ANA MARIA MOREIRA PIRES

DISCENTE : ANA MARIA MOREIRA PIRES
DATA : 25/11/2022
LOCAL: Escola de Administração

ESTRATÉGIA DE USO E MONITORAMENTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO SETOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE DO CASO DA EMBRAPA

Mídias Sociais; Monitoramento; Setor Público

Esta pesquisa é sobre o uso das mídias sociais pelo setor público, especificamente em uma empresa pública. Portanto, fez-se um estudo sobre o uso de mídias sociais na Embrapa, no sentido de averiguar se a empresa, consegue, de fato, estabelecer um diálogo com seu público e a partir desta comunicação reestruturar e redirecionar suas ações para melhor atender às expectativas do público beneficiário. Ou seja, esta pesquisa teve como objetivo identificar a estratégias de uso e analisar as contribuições que o monitoramento do perfil da Embrapa nas mídias sociais tem trazido para a escolha de atividades e ações desenvolvidas pela Embrapa. Sendo assim, cabe salientar que a própria utilização e apropriação das mídias sociais tanto pelos governantes, quanto pela sociedade, constitui-se em um fenômeno novo. É muito comum encontrar informações e estudos sobre mídias sociais no Setor Privado. No entanto, o uso das mídias sociais no Setor Público, especificamente em uma empresa pública do setor agropecuário, acontece em menor escala. Dessa forma, esse estudo tem potencial para contribuir na compreensão desses processos, criando-se, assim, possibilidades de pesquisa e subsídios para a prática da gestão nesta empresa. A abordagem foi qualitativa com natureza descritiva e, através de um estudo caso com observação direta das mídias sociais nos perfis da Embrapa e nos documentos institucionais, buscou-se caracterizar o uso das mídias sociais. Fazendo uso de um modelo de análise pôde- se identificar a estratégia de uso das mídias sociais na empresa. Os resultados evidenciaram a existência de uma estrutura administrativa e de regulamento normativo e legal referente ao uso das mídias sociais na Embrapa; os atores e os processos envolvidos com esse uso das mídias sociais. Foi constatado que a Embrapa utiliza a estratégia de utilização Push. Esse estudo apresentou contribuições, demostrando o potencial que as mídias sociais possuem para aproximar o setor público e a sociedade, assim como possibilita a transparência permitindo a população tomar conhecimentos das ações dos órgãos públicos.

Externo ao Programa - 2704351 - FABIO ALMEIDA FERREIRA - nullInterna - 3137037 - LUCIANA ALVES RODAS VERA
Presidente - 2554465 - LUIZA REIS TEIXEIRA
Externo à Instituição - VICENTE MACEDO DE AGUIAR - UNIT