Banca de DEFESA: AYANA ZANUNCIO ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AYANA ZANUNCIO ARAUJO
DATA : 25/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual Zoom
TÍTULO:

EXTENSÃO RURAL, AGROECOLOGIA, DIÁLOGO E INVENÇÃO TÉCNICA: OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA IMPLANTAÇÃO DE 4 UNIDADES DE PESQUISA PARTICIPATIVA (UPPs)


PALAVRAS-CHAVES:

Extensão Rural, Agroecologia, Técnica, Diálogo


PÁGINAS: 282
RESUMO:

Esta tese versa sobre as experiências e diversas metodologias de construção de saberes agroecológicos, exercitando a crítica às práticas convencionais de extensão rural, considerando o atual cenário de crise ambiental e radicalização das políticas neoliberais que vêm impactando particularmente as populações rurais. Os principais alicerces teóricos foram erigidos a partir da leitura e estudo de Álvaro Vieira Pinto (2005) e Paulo Freire (1978a, 1978b, 1979, 1992, 2011). O primeiro propõe uma reflexão filosófica sobre a técnica e a afirma como mediação necessária para a emancipação humana, ao mesmo tempo em que esclarece o papel desempenhado pela tecnologia convertida em instrumento de dominação imperialista (VIEIRA PINTO, 2005). O segundo, torna possível a compreensão do caráter da intervenção extensionista quando apoiada pela teoria da ação dialógica ou antidialógica, evidenciando o diálogo como método fundamental para a busca emancipadora (FREIRE, 1978b, 2011). O objetivo proposto na tese é a investigação de uma prática extensionista em curso vinculada à agroecologia, buscando compreender sua base teórico-empírica, descrevendo e analisando tal experiência a partir da concepção de ato técnico e de dialogicidade. A realização da pesquisa de campo se deu pela observação participante e entrevistas semi-estruturadas junto aos membros de um projeto que propõe a implantação de 4 Unidades de Pesquisa Participativa (UPPs). A experiência permitiu constatar que a agroecologia constitui um terreno fértil para o desenvolvimento de técnicas que se contrapõem ao modo hoje dominante de fazer agricultura que é baseado no uso de insumos agroindustriais e na intensidade de capitais. Durante a pesquisa foi possível identificar e analisar momentos significativos desta vivência interdisciplinar, bem como os desafios experimentados. A dicotomização técnico-social foi por diversas vezes afirmada pelos sujeitos entrevistados, o que pode transportar uma compreensão da técnica como entidade nociva. Também foi possível apreender conflitos vivenciados pelos sujeitos pertencentes ao grupo de agricultores, extensionistas e pesquisadores e o modo como tais sujeitos se inserem nesta experiência de implantação das 4 UPPs.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.383.436-** - MARIA TERESA FRANCO RIBEIRO - UFBA
Externa ao Programa - 2277317 - GILVANICE BARBOSA DA SILVA MUSIAL - UFBAExterno à Instituição - WILLER ARAUJO BARBOSA - UFV
Externo à Instituição - VIVIEN DIESEL - UFSM
Externo à Instituição - CÉSAR AUGUSTO DA ROS - UFRRJ
Externo à Instituição - LEONARDO MELGAREJO
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 08:06
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA