PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GABRIELA LINHARES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA LINHARES DA SILVA
DATA : 27/05/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Realidade virtual para a visualização e difusão do patrimônio arquitetônico: estudo de métodos e técnicas para a criação de ambientes virtuais interativos 3D


PALAVRAS-CHAVES:

Ambientes virtuais interativos 3D. Realidade virtual. Fotogrametria digital. Modelagem geométrica. Motor de jogo.


PÁGINAS: 349
RESUMO:

Este trabalho apresenta um estudo sobre uso, aplicações e etapas de criação de Ambientes Virtuais Interativos tridimensionais (AVI 3D), relacionados à Realidade Virtual (RV), como foco no processo de geração dos modelos geométricos para a visualização e difusão do patrimônio arquitetônico. A partir de uma ampla revisão bibliográfica e embasamento teórico, são discutidas e estabelecidas as definições das terminologias realidade virtual e ambientes virtuais, e apresentados exemplos de AVI 3D no campo do patrimônio edificado. Em seguida, apresenta-se um panorama das etapas de desenvolvimento de um ambiente virtual interativo 3D, indicando as possibilidades de métodos, técnicas e ferramentas para a execução de cada uma dessas etapas. Realizou-se também uma investigação aprofundada sobre a fase de geração dos modelos geométricos para o processamento em tempo real incluindo o mapeamento de fluxos de trabalho, a fundamentação teórica sobre modelagem geométrica, modelos de nuvem de pontos e de malha poligonal, topologia e retopologia, mapeamento de textura UV, entre outros conceitos, abordando diferentes tipos de modelos geométricos, suas características e métodos de geração dessas geometrias. Por fim, descreve-se e discute-se um estudo de caso realizado no Centro Histórico da cidade de Laguna — SC para experimentação prática das etapas de desenvolvimento de AVI 3D propostas e da geração de modelos geométricos fotorrealistas a partir de uma aquisição de dados com fotogrametria digital. O estudo de caso consistiu no desenvolvimento parcial de um ambiente virtual interativo no motor de jogo Unreal Engine 4, com o teste de variadas técnicas e ferramentas para a obtenção de modelos em diferentes níveis de detalhe. Este trabalho contribuiu com a elucidação do desenvolvimento de aplicações de RV, a definição de um workflow base para a geração de modelos geométricos de edificações históricas para uso em AVI 3D e a apresentação de possibilidades de uso e interação com esses modelos em um game engine.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3320971 - NATALIE JOHANNA GROETELAARS
Interno - 116.116.345-04 - ARIVALDO LEAO DE AMORIM - UFBA
Externa ao Programa - 3357271 - LORENA CLAUDIA DE SOUZA MOREIRA
Externo à Instituição - LUIS MIGUEL COTRIM MATEUS
Notícia cadastrada em: 05/05/2022 14:12
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