Experiências do ensinar e aprender Arquitetura e Urbanismo: um corpo-professora em movimentos da atenção e da invenção de si e do(s) mundo(s) na tecitura lúdica de uma teia-território do educar.
Ensino de Arquitetura e Urbanismo; corpo-experiência; cognição inventiva; ludicidade; práxis pedagógicas
A presente tese traz tensionamentos do ensino-aprendizagem de Arquitetura e Urbanismo nas graduações a partir de problematizações cognitivas do próprio corpo – enquanto sentir-pensar-agir sujeitados ao sistema ou desviando dele em emancipação e autonomia – e das experiências de uma professora-arquiteta. Percorrendo caminhos metodológicos construídos com base na pesquisa-intervenção, a tese vai sendo tecida sensivelmente como uma teia, território existencial no qual a pesquisadora-professora-aranha, em conversações com outros professores de Arquitetura e Urbanismo e estudantes do mesmo curso busca, através de movimentos de abertura para as múltiplas realidades do mundo, incorporar saberes e aprimorar habilidades para aprender a aprender e para investigar experiências de outros a fim de possibilitar novas invenções de si mesma e também desse mundo em sua pluralidade. Atravessam esses movimentos a educação pela atenção consciente, as improvisações emergidas de agenciamentos em devir, os processos de cognição inventiva e a pedagogia ludo-sensível. A tese traz ainda alguns resultados sobre a reverberação dos estudos, das reflexões e das criações desenvolvidos no decorrer da tese-teia quando levados para a construção didático-pedagógica de três componentes curriculares do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, História e Teoria em Arquitetura e Urbanismo 7 e Projeto de Arquitetura e Urbanismo 7.