PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ROSANA SANTANA DOS REIS

DISCENTE : ROSANA SANTANA DOS REIS
DATA : 05/03/2021
LOCAL: Via Intenet

ROTAS ACESSÍVEIS EM SÍTIOS CULTURAIS DE INTERESSE TURÍSTICO NO BRASIL E NA ITÁLIA: normas, diretrizes e projetos

Acessibilidade. Rotas acessíveis. Sítios culturais. Barreiras arquitetônicas e urbanísticas. Usuário ampliado. Turismo.

As rotas acessíveis, definidas como percursos contínuos e livres de qualquer obstáculo, caracterizados pela interligação entre elementos que compõem a acessibilidade, uma vez implantadas em sítios culturais representam relevante elemento urbano, sendo importantes fatores de valorização do patrimônio. Nesta pesquisa, foi desenvolvido o tema Diretrizes e projetos de rotas acessíveis em sítios culturais de interesse turístico: um estudo comparativo entre rotas da Itália e do Brasil. Como principal objetivo, analisou-se criticamente a implantação de rotas acessíveis realizadas em sítios culturais de interesse turístico localizados na Itália (Sítio Arqueológico de Pompeia) e no Brasil (Centro Histórico de Salvador e Sítio Histórico de Olinda), observando-se em que medida essas intervenções promovem a acessibilidade, são compatíveis com os princípios de conservação e restauro arquitetônico e urbano e podem ser consideradas referências para outros sítios de mesma natureza. A Itália, país que detém a maior quantidade de sítios que integram a lista de Patrimônio da UNESCO, definiu diretrizes para a superação de barreiras arquitetônicas em locais de interesse cultural e vem desenvolvendo e implantando projetos de acessibilidade em seus sítios históricos e arqueológicos. O Brasil, por sua vez, possui poucos e limitados projetos de rotas acessíveis executados em sítios culturais. Mesmo com a sua avançada legislação no campo da acessibilidade, no Brasil, o processo de implantação de rotas acessíveis em locais de interesse cultural e turístico vem acontecendo de maneira lenta e descompassada com as necessidades e expectativas da população e de visitantes que precisam ou desejam se deslocar e acessar esses locais, por motivos diversos, incluindo trabalho, lazer e turismo. Para esta análise, realizou-se estudo comparativo entre as rotas acessíveis definidas como objeto, verificando-se suas metodologias projetuais e observando as soluções adotadas e sua compatibilidade com o uso adequado e a cultura atual da conservação do patrimônio arquitetônico e urbano. Verificou-se que diretrizes e soluções projetuais adotadas para a implantação de rotas acessíveis em sítios culturais italianos podem ser referência para rotas acessíveis brasileiras, considerando-se as legislações de patrimônio e acessibilidade do Brasil e as realidades de cada local. Observou-se, ainda, que as poucas referências de rotas brasileiras desta natureza possuem projetos relevantes para a realidade deste país, podendo ter suas metodologias e soluções urbanas para acessibilidade replicadas em outros sítios culturais de modo a promover acessibilidade ao maior número possível de pessoas e colaborar para a ampliação da segurança, legibilidade, acolhimento e valorização do patrimônio brasileiro.

Presidente - 287186 - ANTONIO PEDRO ALVES DE CARVALHO
Interno(a) - 1791731 - ALINE DE FIGUEIROA SILVA