PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TELMI ADAME

DISCENTE : TELMI ADAME
DATA : 16/03/2020
LOCAL: Sala AU+E - FAUFBA

Nenhuma a menos: ampliando a história da arquitetura moderna em Salvador (1936-1969)

Arquitetas. Salvador-BA. Modernismo.

A História é considerada por muitos autores desigual quando se trata da inclusão da história das mulheres. Durante séculos a mulher foi privada da participação pública e de atuar como um agente protagonizante, sendo historicamente invisibilizada. Essa mesma condição, reflete em todas as áreas de conhecimento, incluindo arquitetura e urbanismo. Diante disso, este trabalho busca através da confluência entre um aprofundamento referencial, a análise documental de arquivos da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e, entrevistas com arquitetas formadas em Salvador, analisar contextos, práticas e discursos historiográficos, da formação à atuação profissional, dentro da área de arquitetura e urbanismo. Assim, será possível, compreender como foi construída a história da arquitetura moderna em Salvador tendo como foco de observação a atuação das mulheres como parte essencial dessa narrativa. O período contempla de 1936, ano que se forma a primeira arquiteta baiana, até 1969. Entre as 71 arquitetas formadas nesse período (1936-1969) nos aproximamos, através de entrevistas, de doze trajetórias de vida. Entre as conclusões alcançadas temos a certeza da existência de lacunas na história da arquitetura soteropolitana quando se trata da inclusão de trabalhos feitos por arquitetas. A escolha profissional da maioria delas era a atuação governamental, onde eram respeitadas e recebiam salários igualitários, porém, quando se trata da esfera pública, os projetos representam as instituições, levando o nome das mesmas e não de seus responsáveis, o que invisibilizou ainda mais a atuação das arquitetas. Mesmo não sendo seu foco profissional, elas não deixavam de lado os trabalhos particulares, realizaram projetos para si, para a família, amigos e demais clientes. Outro ponto evidenciado é a diferença do olhar sobre o feminismo; a perspectiva feminista à qual temos acesso atualmente, e nos evidencia peças de um histórico cultural, social e econômico machista, se difere muito da visão de mundo existente no século que nos antecede. Isso é visível nos cruzamentos da pesquisa, mas não deve ser enxergado como algo negativo, ou retrogrado, apenas como parte da história, uma verdade.

Presidente - 2315629 - JOSE CARLOS HUAPAYA ESPINOZA
Interno - 2552212 - GABRIELA LEANDRO PEREIRA