PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EDSON FERNANDES D OLIVEIRA SANTOS NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDSON FERNANDES D OLIVEIRA SANTOS NETO
DATA : 27/09/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Casa da Congregação | Faculdade de Arquitetura da UFBA
TÍTULO:

ENSINO DE CONSTRUÇÃO PARA ARQUITETURA COMO ENSINO DE PROJETO: REFLEXÕES E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de arquitetura. Ensino de construção para arquitetura. Projeto e construção


PÁGINAS: 302
RESUMO:

Esta tese trata do ensino de construção para os cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, entendendo a construção como a materialização da arquitetura, e propõe a adoção de atividades pedagógicas que integrem o ensino de construção ao ensino de projeto, através de atividades práticas de projeto relacionadas à construção; estudo sistemático de obras referenciais; pesquisa sobre materiais e técnicas construtivas e realização de atividades práticas construtivas nas disciplinas e atividades dos cursos. A pesquisa buscou entender como se desenvolveu historicamente o ensino de construção nos cursos de arquitetura no Brasil e identificou, no estudo de experiências diversas - no Brasil e no exterior -, práticas pedagógicas que integram o ensino de construção ao ensino de projeto. Estas experiências servem de modelo para uma proposta conceitual apresentada na tese que integra o ensino destas duas áreas nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil. Os conceitos de reflexão-na-ação e os domínios normativos/prescritivos do projeto desenvolvidos por Donald Schön, contribuem para o entendimento de que a realização de atividades práticas construtivas e de projeto devem ser integradas na formação em arquitetura. O estudo de obras referenciais em que a construção se evidencia na arquitetura e a atividade prática de projeto das soluções construtivas são tão importantes quanto a realização de projetos de objetos em atividades de práticas construtivas. A partir do curso de arquitetura e urbanismo da FA-UFBA, cuja origem é das mais antigas do Brasil, exemplifica-se a aplicação de uma concepção pedagógica baseada na relação entre construção e projeto em uma estrutura curricular existente.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2230469 - NAIA ALBAN SUAREZ
Interno - 3420362 - NIVALDO VIEIRA DE ANDRADE JUNIOR
Externo ao Programa - 073.793.155-87 - SUSANA ACOSTA OLMOS - UFBA
Externo ao Programa - 1698988 - LIDIA QUIETO VIANA
Externo à Instituição - CARLOS NUNO LACERDA LOPES - UNIPORTO
Notícia cadastrada em: 19/12/2019 16:32
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA