PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TELMA CAVALIERI VICTORIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TELMA CAVALIERI VICTORIO
DATA : 30/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: LCAD - Faculdade de Arquitetura
TÍTULO:

Documentação digital do patrimônio artístico: caminhos entre o experimento científico e a experiência sensível


PALAVRAS-CHAVES:

Nuvem de pontos. Fotogrametria. Dense Stereo Matching (DSM). Documentação de esculturas em terracota. Barroco Brasileiro.


PÁGINAS: 219
RESUMO:

Esta pesquisa procura estabelecer metodologias técnicas conjugadas a experiências sensíveis a respeito da obra de arte para a realização da documentação digital de esculturas pertencentes ao Patrimônio Artístico. O trabalho teve por princípio, desenvolver métodos de documentação de baixo custo a partir da utilização de processos automatizados de fotorrestituição por meio da técnica Dense Stereo Matching - DSM, para a geração de modelos geométricos de esculturas de alta qualidade. Para alcançar este objetivo, foram estudadas as diversas áreas pertencentes à documentação de esculturas por imagem, bem como o estudo da obra sob diversas vertentes pertencentes à disciplina da História e da Ciência da Arte. A partir deste embasamento teórico e técnico, foram realizados procedimentos experimentais com as ferramentas para DSM no intuito de obtenção de nuvens de pontos e produtos derivados a partir de mínimos recursos técnicos. Foi possível reconhecer a potencialidade de estudos aprofundados a respeito da obra de arte quando combinados ao planejamento da aquisição de dados, permitindo a proposição de métodos de trabalho inter e transdisiciplinares para a geração de produtos com alta complexidade formal e com diferentes níveis de detalhamento. Este trabalho pretende, sobretudo, desmistificar a geração de modelos geométricos como uma forma de representação distante da realidade museológica brasileira. Apesar de ainda serem necessários recursos técnicos e humanos com certo grau de especificidade técnica, é possível a adoção de metodologias e equipamentos de baixo custo para o ingresso na documentação por modelos geométricos a fim de se promover diversos recursos em conservação, restauro, educação e mediação na salvaguarda o Patrimônio Artístico e Cultural. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3320971 - NATALIE JOHANNA GROETELAARS
Interno - 284505 - ARIVALDO LEAO DE AMORIM
Externo à Instituição - LUIZ GUIMARÃES MONFORTE - UNESP
Notícia cadastrada em: 09/09/2019 18:48
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA