PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIA SIMONE MORAIS SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA SIMONE MORAIS SOARES
DATA : 19/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Congregação
TÍTULO:

Território e cidade nos trilhos da Estrada de Ferro Conde D’Eu - Província da Parahyba do Norte (1871-1901)


PALAVRAS-CHAVES:

Estrada de Ferro Conde D’Eu;Parahyba do Norte;Século XIX;Configuração territorial;Cidade.


PÁGINAS: 301
RESUMO:

O objeto de estudo desta tese é a geografia histórica urbana da Estrada de Ferro Conde D’Eu, primeira rede ferroviária da Paraíba. O recorte inicial da pesquisa é o ano de 1871, quando o Governo Imperial outorgou a concessão dessa ferrovia com o objetivo de ligar a capital paraibana, através do vale do rio Parahyba do Norte, aos principais centros produtores de açúcar e algodão da província. Por sua vez, o marco final é o ano de 1901, momento em que sua operação é transferida da companhia inglesa Conde d’Eu Company Limited, responsável pela construção e operação nos primeiros anos, para a Great Western of Brasil Railway Company Limited, tornando-se um trecho da grande malha ferroviária que interligava Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O objetivo central do trabalho é explicar a definição do traçado da Estrada de Ferro Conde D’Eu, considerando os sistemas naturais, interferências na preexistência (rodagens, divisão de propriedades, núcleos urbanos) e as questões políticas, econômicas e técnicas relacionadas, no contexto de construção de um novo desenho territorial e urbano para a província da Parahyba do Norte em fins do século XIX. Defendemos que a implantação desse caminho de ferro alterou a configuração territorial da província ao (re)configurar a rede urbana e o espaço intraurbano dos núcleos que atravessou. Esse processo decorreu do anseio de modernidade e do progresso impulsionado pela expansão do capitalismo industrial inglês, alterando, por consequência, as relações espaço-tempo e expondo os conflitos de interesses entre os diversos agentes envolvidos. O estudo dessa problemática foi possível através de uma vasta investigação nos documentos históricos ferroviários, sobretudo cartográficos, encontrados no Arquivo Nacional e na extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), além de minuciosa pesquisa nos jornais publicados na época. Esses documentos também permitiram produzir uma cartografia retrospectiva que proporciona uma análise particular dos fatos investigados, a partir da visualização de como a implantação dos trilhos transformou o território e as cidades na Paraíba no recorte temporal analisado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1347975 - ELYANE LINS CORREA
Interno - 2315629 - JOSE CARLOS HUAPAYA ESPINOZA
Interno - 288004 - LUIZ ANTONIO FERNANDES CARDOSO
Externo à Instituição - DORALICE SÁTYRO MAIA
Externo à Instituição - MARIA BERTHILDE DE BARROS LIMA E MOURA FILHA
Notícia cadastrada em: 29/08/2019 20:51
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