PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ELAINE GOMES VIEIRA DE JESUS

DISCENTE : ELAINE GOMES VIEIRA DE JESUS
DATA : 10/05/2024
LOCAL: Faculdade de Arquitetura - UFBA

Modelagem geométrica e semântica baseadas no padrão CitygGML: uma aplicação SIG 3D para o campus universitário Federação - Ondina da UFBA

SIG 3D. Modelagem geométrica e semântica. Banco de dados. CityGML. Campus universitário.

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são sistemas utilizados para monitoramento, operação, análise e planejamento. Recentemente estão ganhando destaque as aplicações que envolvem dados tridimensionais como por exemplo: cadastro 3D; planejamento urbano; resposta de emergência; prevenção de danos sísmicos; inundações, entre outros. Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas com esta temática com o intuito de discutir os elementos relacionados à modelagem geométrica e semântica de acordo com o padrão CityGML. Neste padrão é necessário definir o Nível de Detalhe (Level of Detail - LOD), que indica os elementos e as classes a serem representados. Assim, esta pesquisa propõe uma aplicação SIG 3D a partir da modelagem geométrica e semântica do campus universitário Federação/Ondina da UFBA, baseada no padrão CityGML, para a otimização dos usos dos espaços visando auxiliar a gestão do campus. Para isso, foi utilizado o método Design Science Research (DSR) que busca construir e avaliar artefatos a partir de um problema, buscando soluções para o mesmo. A metodologia utilizada envolve: a aquisição de dados geométricos provenientes do último levantamento aerofotogramétrico oficial do município de Salvador, de 2017, para compor a base de dados geométricos da área de estudo; a modelagem geométrica e semântica, no padrão CityGML, das categorias terreno, sistema viário e edificações do campus universitário utilizando o software SketchUp e seu plugin CityEditor; o armazenamento do modelo geométrico resultante no banco de dados  bem como a inserção de novos dados e criação de novas tabelas conforme a modelagem conceitual da aplicação (utilizando os softwares PostgreSQL/PostGIS, PgAdmim  e 3DCityDB); por fim é demonstrada a viabilidade da proposta de aplicação SIG 3D a partir das consultas aos usos e funções dos espaços bem como análises espaciais que contemplam a identificação de possíveis rotas (dos percursos realizados pelos alunos no campus) e rotas de evacuação, criadas para simular áreas suscetíveis ao risco de incêndio de alguns laboratórios da Escola Politécnica.

Presidente - ***.116.345-** - ARIVALDO LEAO DE AMORIM - UFBA
Interna - ***.116.345-** - ARIVALDO LEAO DE AMORIM - UFBA
Interna - 3320971 - NATALIE JOHANNA GROETELAARS
Externo ao Programa - 2466669 - MAURO JOSE ALIXANDRINI JUNIOR - UFBAExterna à Instituição - LUCIENE STAMATO DELAZARI - UFPR