PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TADEU BARRADAS BADARÓ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TADEU BARRADAS BADARÓ
DATA : 04/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e urbanismo - ufba
TÍTULO:

MOBILIDADE A PÉ E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NAS AVENIDAS DE VALE DE SALVADOR – AVALIAÇÃO POR MODELOS PROBABILÍSTICOS DA CAMINHABILIDADE NA AVENIDA JURACY MAGALHÃES JÚNIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Caminhabilidade, Salvador, desenho urbano


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Partindo dos pressupostos teóricos de correlação entre condições de mobilidade e segregação socioespacial e da participação do desenho modernista das vias de Salvador em processos urbanos excludentes, essa pesquisa tem como foco a investigação do impacto do desenho das avenidas de vale, construídas a partir da década de 1940, sobre a conexão entre vizinhanças, e o seu possível agravamento com o processo em curso de sua sobreposição pela estrutura do sistema BRT. Focando na mobilidade do pedestre e na integração entre bairros, essa investigação elenca como recorte o entorno da avenida Juracy Magalhães Júnior, caracterizada por fortes disparidades socioeconômicas, e onde, atualmente estão em curso obras de implantação do BRT. Como metodologia, por permitir uma análise da ocupação futura partir de plantas e material cartográfico bidimensional, foi utilizado o modelo da sintaxe espacial como forma de se compreender a ocupação do espaço pelo pedestre a partir da configuração da malha urbana e das relações topológicas entre espaços fechados e abertos. Em paralelo, foi investigada a relação entre a tipologia de espaços abertos na região e a sua caminhabilidade. Ambas as análises foram realizadas considerando a situação da avenida antes do início das obras do BRT e após a sua conclusão a partir das plantas apresentadas para o projeto. Os resultados revelam a avenida como uma barreira entre os bairros, com baixa integração, infraestrutura limitada para pedestres, e uma priorização desproporcional de espaços abertos dedicados ao tráfego de automóveis. Essa situação tende a ser exacerbada após o término da implementação do BRT.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2624955 - ANY BRITO LEAL IVO
Interna - 2358674 - ERICA DE SOUSA CHECCUCCI
Externo ao Programa - 1859652 - JUAN PEDRO MORENO DELGADO - UFBA
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 10:55
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