PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KLEBER DOS SANTOS CARVALHO

DISCENTE : KLEBER DOS SANTOS CARVALHO
DATA : 13/12/2023
LOCAL: Faculdade de Arquitetura - UFBA/ on line

A arquitetura de Berbert & Peixoto

arquitetura brasileira; arquitetura baiana; análise gráfica

O presente estudo tem como escopo a análise da produção arquitetônica do escritório Berbert & Peixoto Arquitetos Associados, fundado através da parceria dos arquitetos Emmanuel de Nascimento Berbert (1929-2016) e José Álvaro Peixoto (1925-1993). O principal objetivo consiste na realização de um levantamento e sistematização das obras concebidas por este profícuo escritório, que figura entre os mais duradouros da sua época. Ademais, objetiva-se proceder a uma análise pautada por um enfoque panorâmico, segmentando as obras em categorias distintas, a fim de discernir a forma
pela qual referida contribuição se manifestou no âmbito do desenvolvimento urbano e no caráter intrínseco à urbe de Salvador. O período de investigação tem recorte na década de 1950 até o encerramento das atividades do escritório. Embora os profissionais em questão mantenham suas origens formativas na Escola de Belas Artes, é válido ressaltar que integram a vanguarda da primeira geração de arquitetos formados pela Universidade Federal da Bahia. A federalização coloca o curso em outro patamar, quando o curso ganha maior visibilidade perante a sociedade baiana. Influenciados pelo EPUCS (Escritório do Plano de Urbanismo de Salvador) e consequentemente pela escola carioca. O escritório desenvolveu mais de uma centena de projetos, muitos deles marcantes na arquitetura do seu tempo, que contribuiu para o desenvolvimento urbano e paisagem da cidade. Incorporou premissas legadas da escola carioca com materialidade e condicionantes próprias do lugar e soube aproveitar as oportunidades que as condições econômicas, culturais e sociais lhes foram impostas, o resultado é uma diversidade de usos e abrangência geográfica no seu catálogo, quiçá uma das razões da longevidade do escritório. Para analisar sua produção, foi necessário, utilizar fundamentos que facilitassem a análise gráfica, pois plantas técnicas, croquis, perspectivas e fotos são matéria-prima desta pesquisa, somada a inserção em determinados contextos do tempo e lugar, permitiu estabelecer parâmetros qualitativos com base em quantitativos na busca de identificar algumas obras dignas de estudo de caso, com uma metodologia que busca entender a obra a partir de análise por meio de diagramas como ferramenta auxiliar. Para isso, se fez necessário apresentar um particular capítulo que busca autores que utilizam a mesma forma de análise de obras arquitetônicas, principalmente por conta da escassez de publicações a respeito de suas obras ou acesso a dados textuais sobre o escritório, os arquitetos e sua arquitetura. Para além das bases teóricas exploradas com o intuito de discernir a essência das intenções projetuais, emergiram agrupamentos por usos, tempo, posição geográfica, o que permitiu a obtenção de uma aproximação ao partido arquitetônico. A investigação fundamentada e as classificações segmentadas por categorias desempenharam um papel crucial ao direcionar a seleção de obras para análises de casos específicos. Tais estudos de caso propiciaram um aprofundamento substancial, viabilizando uma compreensão mais acurada da essência subjacente às obras projetadas e/ou edificadas sob a égide do mencionado escritório, o que resultou em um verdadeiro panorama de toda a produção e deu indicativos de necessários desdobramentos que poderão ser aprofundados através de algunsrecortes indicados.

Interno - 2315629 - JOSE CARLOS HUAPAYA ESPINOZA
Interno - 1881257 - MARCIO COTRIM CUNHA