PPG-AU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPG-AU) FACULDADE DE ARQUITETURA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FLAVIO MARZADRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIO MARZADRO
DATA : 13/11/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Faculdade de Arquitetura - UFBA/ on line
TÍTULO:

Situação de Arte: um método interpretativista de apreensão da cidade (excludente)


PALAVRAS-CHAVES:

apreensão/interpretação urbana; método situação de arte; arte urbana; placemaking; território


PÁGINAS: 319
RESUMO:

A partir do estudo sobre diferentes métodos que buscam a construção de conhecimentos pouco convencionais de apreensão de cidades, esta tese propõe um método interpretativista para compreender territórios urbanos que são percebidos como opacos, abandonados socialmente e marginalizados pelo Estado. Este método, intitulado Situação de Arte, usa a arte para construir contextos micropolíticos e plurais de interpretação, com foco nos modos como os praticantes desses territórios interpretam a cidade, em condições de alta vulnerabilidade social. Assumindo a parcialidade dos conhecimentos que busca produzir, os quais são vistos como argumentos que se apresentam ou se lançam a conformações discursivas territoriais específicas, o método se desenvolve em cinco momentos de investigação: catabolismo urbano, ativação interpretativista, disputa por reconhecimento, ação própria de arte e ação coletiva de arte, e interpretação reflexiva.

A tese foi estruturada em cinco capítulos. No primeiro, introdução, busquei apresentar os contornos e a natureza do problema de pesquisa e dos objetivos da tese. Continuando, apresentei o mapeamento analítico de um conjunto que considerei como expressivo de métodos interpretativistas de apreensão da cidade, organizando-os entre aqueles mais centrados no campo da arte, no campo do urbanismo e planejamento e no campo da sociologia e antropologia (capítulo 2); para, em seguida, apresentar o método em si (capítulo 3), no qual procurei também explicar suas principais ancoragens e sua dinâmica de construção (capítulo 4); e detalhar seu uso em uma experiência recente em Roma, chamada “Umano, disumano, Roma Capitale - Situação de Arte” (capítulo 5). Finalizei com as conclusões (capítulo 6), no qual apresentei algumas reflexões finais, incluindo os limites deste trabalho, bem como uma nova agenda de pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.014.904-** - FRANCISCO DE ASSIS DA COSTA - UFPB
Interno - ***.334.205-** - PASQUALINO ROMANO MAGNAVITA - UFBA
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO MACEDO BESSA - UnB
Externo à Instituição - MARCO CREMASCHI
Externo à Instituição - FRANCESCO CARERI
Notícia cadastrada em: 07/11/2023 10:22
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